Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1131
Título: Estratégia de sustentabilidade para a aplicação da análise do ciclo de vida à gestão de resíduos de construção e demolição em serviços municipais
Autor: Santos, Ana Carina
Mendes, Paula
Ribau Teixeira, Margarida
Palavras-chave: Análise SWOT
Serviços municipais e sustentabilidade
Gestão de resíduos de construção e demolição
Avaliação do ciclo de vida
Data: 2011
Editora: Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB)
Citação: Santos, Ana Carina; Mendes, Paula; Margarida Ribau Teixeira. Estratégia de sustentabilidade para a aplicação da análise do ciclo de vida à gestão de resíduos de construção e demolição em serviços municipais. Trabalho apresentado em 7ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos. In Actas das 7ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, Porto, 2011.
Resumo: O sector da construção civil constitui uma actividade muito antiga que consome muitos recursos naturais e cuja gestão dos seus resíduos, Resíduos de Construção e Demolição (RCD), só recentemente começou a suscitar algumas preocupações. A significativa quantidade de RCD gerada pelo sector da construção civil é hoje um grande problema a ser enfrentado pelas empresas construtoras e pelos serviços municipais. A forma descontrolada como os RCD têm sido produzidos e geridos em Portugal, tem introduzido dificuldades acrescidas na obtenção de soluções conducentes à valorização/eliminação dos RCD como um todo. Urge reduzir e reciclar os RCD, adoptando uma atitude de uma forma preventiva, criar condições para uma intervenção mais criteriosa e sustentável. O presente trabalho visa discutir os aspectos relacionados com o diagnóstico da gestão de RCD através da Análise SWOT, para posterior aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), apontando possíveis usos desta ferramenta na dinâmica urbana, providenciando informação necessária para aferir do estado da gestão dos RCD em serviços municipais, bem como ajudar na monitorização do progresso, através de uma gestão sustentável, como é o caso da Divisão de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos (DHURS) da Câmara Municipal de Loulé (CML). Como resultado deste estudo, apresentam-se as linhas gerais prioritárias de actuação para o desenvolvimento da ACV.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1131
Aparece nas colecções:FCT2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
020_Artigo do poster_Jornadas.pdf216,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.