Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1566
Título: A dinâmica relacional entre a família e a escola sob o olhar do aluno
Autor: Pereira, Alexandra Filipa de Sousa
Orientador: Carreira, Teresa Pires
Palavras-chave: Relação família-escola
Aluno
Envolvimento
Colaboração
Participação
Data de Defesa: 2010
Resumo: A Família e a Escola são as instâncias educativas mais importantes para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, e é unânime a opinião de todos os responsáveis pela missão de educar acerca da importância de ambas as instituições actuarem em consonância. Para os investigadores das ciências sociais, o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos tem vindo a ser considerado um dos pilares para garantir o sucesso escolar de todos os alunos. No entanto, pais e professores deparam-se, muitas vezes, com alguma dificuldade em estabelecer uma relação de colaboração. Para compreender os motivos desta desunião, as suas representações face à relação entre a família e a escola têm sido um dos principais alvos de pesquisa. Por sua vez, as representações dos alunos raramente são consideradas, apesar de sabermos que o aluno é um agente activo e principal actor do processo educativo, tendo sempre uma postura perante o envolvimento dos seus pais. O presente estudo é um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, e tem como principal objectivo conhecer as representações e as perspectivas dos alunos face à relação entre a família e a escola, quer quanto às formas indirectas, quer quanto às formas mais directas de participação e colaboração entre pais e escola. Pretende-se ainda analisar possíveis relações entre essas representações e o contexto familiar e escolar donde o aluno provém, pelo que foram realizadas entrevistas a alunos com diferentes perfis familiares e pertencentes a três níveis de ensino. Os resultados apurados concluem que, de forma geral, os alunos entrevistados consideram importante os pais interessarem-se e preocuparem-se com o seu percurso escolar, estando presentes e apoiando os filhos ao longo de todo o seu desenvolvimento escolar e pessoal.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e da Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1566
Designação: Mestrado em Ciência da Educação e da Formação. Sociologia da Educação e da Formação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Dinâmica Relacional entre a Família e a Escola sob o Olhar do Aluno. Alexandra de Sousa Pereira 2010.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.