Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/160
Título: Pré-esforço orgânico
estudos sobre a aplicação de uma nova tecnologia
Autor: André, António
Pacheco, Pedro Álvares Ribeiro
Fonseca, António Adão da
Palavras-chave: Engenharia Civil
Pré-esforço
Data: 2004
Editora: Escola Superior de Tecnologia
Citação: Tecnovisão. - Faro : Escola Superior de Tecnologia, 1994. - ISSN 0872-752X. - N. 15 (Jan. 2004), p 15-23
Resumo: O conceito de pré-esforço em estruturas de engenharia civil, hoje amplamente divulgado, consiste na introdução de um conjunto de "acções auto-equilibradas" sobre a estrutura, criteriosamente escolhidas por forma a contrariar tanto quanto possível as acções de serviço a que a estrutura estará submetida. Estas "acções auto-equilibradas" apenas são função do traçado dos cabos e das forças de pré-esforço instaladas, portanto não variando com o tipo e intensidade das solicitações a que a estrutura vai estando submetida. A acelerada evolução tecnológica do último quarto do século XX sustenta o desenvolvimento de soluções estruturais com comportamento adaptativo -"estruturas inteligentes". O pré-esforço orgânico, manifestamente enquadrado nesse âmbito, é um sistema de pré-esforço que, recorrendo a uma monitorização"on-line" da estrutura, implementa variações tensionais nos cabos, tornando mais eficiente a acção de pré-esforço. A base conceptual deste campo de investigação está intrinsecamente ligada às bio-estruturas, mais especificamente, a sistemas biomecânicos com músculos. Apresenta-se neste artigo, numa primeira parte,uma tradução parcial de um artigo de síntese recentemente publicado. Inclui-se aí a apresentaçao dos conceitos fundamentais envolvidos, a descrição de uma metodologia de aplicação e uma referência a Várias aplicações já estudadas, com maior ou menor profundidade. Numa segunda parte, são apresentados elementos sobre um programa experimental presentemente em fase de iniciação. Esse programa, que está a ser desenvolvido em colaboração com a indústria, consiste na realização de ensaios de um modelo reduzido de um cimbre auto-lançável (com 14 m) dotado de um sistema de pré-esforço orgânico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/160
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