Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1644
Título: A importância da formação profissional na Polícia de Segurança Pública
Autor: Chanfana, Abel
Orientador: Quintas, Helena
Palavras-chave: Formação profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Educação
Globalizacao
Data de Defesa: 2011
Resumo: A formação profissional tem sido uma área de preocupação ao longo dos tempos. À medida que as necessidades sociais e, por conseguinte, organizacionais, se vão sentindo, a formação vai sendo ajustada a essas carências. Vários autores defendem que associadas à formação profissional estão veiculadas outras áreas científicas que coadjuvam o sucesso da formação contínua, como é o caso da educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida. São várias as teorias defendidas por diversos autores e especialistas na área que argumentam que a formação profissional deve ser entendida como uma medida estratégica e uma mais-valia, não só para os funcionários das organizações mas, também, para o aumento e contributo do Capital Humano das próprias instituições. A presente investigação pretende avaliar a importância da formação profissional na Polícia de Segurança Pública. Tomámos como sujeitos do estudo uma amostra alargada de polícias que integram os quadros da PSP na região do Algarve e, tendo em conta algumas variáveis secundárias independentes, procurámos perceber qual a sua influência na percepção da qualidade, aplicabilidade e vantagens curriculares da formação. Foram realizados dois estudos. O primeiro consistiu na construção da Escala de Avaliação da Percepção da Importância da Formação, que avalia a influência das variáveis secundárias independentes com base em 13 itens. O instrumento foi estudado numa amostra de 140 indivíduos e revelou características psicométricas bastantes satisfatórias, nomeadamente de fidelidade (estabilidade temporal e consistência interna) e de validade. O segundo estudo procurou analisar os dados recolhidos através da aplicação do instrumento construído. A amostra foi constituída por 135 sujeitos e a metodologia foi transversal, de tipo descritivo-correlacional. Os dados empíricos suportam a conclusão de que as variáveis secundárias independentes influenciam a percepção que os sujeitos têm sobre a importância da formação profissional.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1644
Designação: Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Educação e Formação de Adultos
Aparece nas colecções:UA01-Teses



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