Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1657
Título: Plano de marketing ambiental aplicado: valorização de composto de verdes
Autor: Rosa, Ana Paula Teixeira
Orientador: Celeste, Pedro Manuel Amador Rodrigues
Palavras-chave: Composto de verdes
Marketing mix
Marketing ambiental
Valorização de resíduos biodegradáveis
Data de Defesa: 2009
Resumo: A gestão dos resíduos sólidos em particular dos resíduos biodegradáveis cuja produção tendo vindo constantemente a aumentar, é neste momento uma fonte de preocupação ambiental. Dos processos resultantes da reciclagem destes resíduos surgem novos produtos. As empresas responsáveis pela gestão de resíduos deparam-se com um novo desafio, comercializar os produtos resultantes dos processos reciclagem. Para o efeito é necessário analisar e identificar o mercado destes produtos, de modo a promover a sua utilização e valorização. No âmbito desta dissertação pretende-se analisar sobre esta perspectiva, um dos produtos resultantes do processo de reciclagem o Composto. Para o efeito no contexto desta dissertação, foram identificados os principais potenciais sectores de utilização deste produto. Posteriormente foi elaborado um questionário dirigido aos representantes dos sectores identificados tendo como objectivos: avaliar os principais pontos fortes e fracos do produto e obter informação relevante para a implementação de estratégias no âmbito do marketing mix contribuíssem para ultrapassar os problemas identificados. Após a análise dos resultados obtidos foram propostos á empresa ALGAR um conjunto de acções que lhe permitissem melhorar os resultados obtidos na comercialização do Composto. Os resultados obtidos no âmbito do presente estudo constituem um auxílio para as empresas de gestão de resíduos sólidos, dando um primeiro contributo para a definição de linhas estratégicas ao nível do marketing, para a valorização e comercialização do Composto.
Descrição: Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2009
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1657
Designação: Mestrado em Marketing
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese final pdf completa.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.