Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1710
Título: Desenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formação
Autor: Costa, Maria Antónia Rasa Correia da
Orientador: Gonçalves, Fernando Ribeiro
Palavras-chave: Desempenho do professor
Estágio
Relações interpessoais
Respeito
Competências pessoais
Data de Defesa: 2004
Resumo: O período de estágio permite o desenvolvimento do aluno no contexto pedagógico através da relação interpessoal professor/aluno e das práticas/experiências formativas. Centrando-se a aprendizagem no aluno, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações estas tornam-se formativas. Torna-se importante que a prática educativa/formativa assuma essa consciência e conduza à aquisição/desenvolvimento de competências pessoais contribuindo para o desenvolvimento do aluno enquanto pessoa. O papel do professor é fundamental no contexto da relação pedagógica, como mobilizador do desenvolvimento pessoal do aluno, ajudando-o a adquirir competências pessoais que uma vez asseguradas, facilitam o desenvolvimento das competências técnicas. Ao contemplar a preparação do aluno para novas situações, habilita-o para o desempenho das actividades profissionais numa sociedade em mudança. O estudo das relações entre o desempenho do professor em momento de estágio e o desenvolvimento pessoal do aluno constituiu o foco da nossa investigação. Elaborámos o nosso mapa conceptual que nos facilitou uma melhor compreensão do fenómeno em estudo e conduziu à construção do modelo explicativo teórico, traduzindo de forma esquemática aquilo que pretendíamos estudar. Aplicámos um instrumento de recolha de dados a uma população de alunos numa Escola Superior de Enfermagem, que validou o nosso modelo explicativo teórico, transformando-o em modelo explicativo emergente. Obtido o nosso modelo explicativo emergente, passámos à construção de um instrumento de observação das relações inscritas no modelo. Um questionário validado pelos actores do processo educativo, traduz o contributo da nossa investigação para a melhoria da relação educativa no ensino da enfermagem.
Descrição: Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1710
Designação: Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado.doc697,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.