Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1718
Título: Cidade, património e marketing: gestão estratégica da imagem da cidade de Silves
Autor: Guerreiro, Manuela
Orientador: Fortuna, Carlos
Palavras-chave: Cidade
Património
Marketing
Imagem
Turismo cultural
Data de Defesa: 2003
Resumo: A presente dissertação discute até que ponto os atributos culturais e históricos, materializados em elementos arquitectónicos e urbanísticos, constituem a principal fonte de diferenciação na actual guerra inter-cidades e até que ponto são decisivos no processo de construção da imagem da cidade. A investigação empírica analisou a cidade de Silves, cuja presença é transversal em toda a dissertação. Pretendeu-se identificar o atributo potencialmente mais eficaz para posicionar estrategicamente a cidade junto dos públicos e assim interferir na formação da sua imagem. Os estudos efectuados, quer junto dos visitantes quer de um grupo de indivíduos com acção mais ou menos directa na gestão estratégica do posicionamento da cidade de Silves, levam-nos a concluir que os elementos tangíveis de natureza islâmica são os principais atributos da sua imagem. Deverá, por isso, ocorrer um esforço integrado no sentido de posicionar Silves como uma cidade patrimonial islâmica no Algarve. Definido o vector estratégico principal, todas as acções de divulgação, preservação e valorização da cidade e dos seus recursos histórico-culturais contribuirão para a respectiva consolidação.
Descrição: Dissertação de mest., Gestão do Património Cultural, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1718
Designação: Mestrado em Gestão do Património Cultural
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoCidadePatrimonio.pdf20,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.