Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1742
Título: Percursos de leitura da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen nas disciplinas de Português A e B do 12º ano
Autor: Matias, Ana Cristina Simão
Orientador: Branco, António
Palavras-chave: Leitura
Poesia
Sophia
Manuais
Para-escolares
Exames
Data de Defesa: 2003
Resumo: O processo de leitura em contexto escolar convoca para o acto de construção de sentido(s) três intervenientes: o aluno-leitor, o texto literário e o professor-leitor. Por isso, procede-se à caracterização do papel destes intervenientes, à luz das teorias da leitura que concebem este acto cognitivo-reflexivo como experiência de descoberta, interacção, negociação, cooperação com o sujeito-texto dialogante, e depois passa-se à análise dos textos reguladores da leitura da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen no ano terminal do ensino secundário. A escolha desta sequência de aprendizagem justifica-se, por um lado, pela constância da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen nos Programas de Português e de Literatura Portuguesa do ensino secundário desde 1979 e, por outro, pelas sucessivas recontextualizações pedagógicas a que tem sido submetida e que importa conhecer. Assim, primeiro, traça-se o historial de Sophia de Mello Breyner Andresen no cânone do ensino secundário até ao momento presente, analisa-se os Programas e as Orientações de Gestão dos Programas em vigor no que concerne à leitura de poesia e à autora eleita por este estudo, caracteriza-se o corpus literário e metaliterário dos manuais escolares e dos livros auxiliares de leitura do texto literário (os manuais para- -escolares), pois ambos interferem no projecto de construção de leitores predominantemente implicados e reflexivos ou, pelo contrário, reprodutores de leituras alheias, e, por último, discute-se a legitimidade ou não que é conferida pelos exames nacionais aos modos como os anteriores recursos pedagógico-didácticos fomentam a aprendizagem de procedimentos de leitura do texto literário.
Descrição: Dissertação de mest., Didáctica das Línguas e Culturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, Univ. do Algarve, 2003
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1742
Designação: Mestrado Didáctica das Línguas e Culturas Modernas
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
view.pdf914,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.