Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1794
Título: Os métodos de ensino utilizados pelo professor e o feed-back do aluno na sala de aula
Autor: Nobre, Cidália de Fátima Carvoeiras
Orientador: Gonçalves, Fernando Ribeiro
Palavras-chave: Método activo
Método expositivo
Comportamentos verbais
Comportamentos não verbais
Professor
Aluno
Data de Defesa: 2004
Resumo: Os métodos de ensino utilizados pelo professor, poderão influenciar o feed-back do aluno na sala de aula, dado que o professor ao privilegiar o factor tempo, para o cumprimento dos conteúdos a leccionar, utiliza um método sobretudo expositivo, inibindo o confronto de ideias, a autonomia e a iniciativa do aluno. Este estudo pretende identificar os comportamentos verbais e não verbais dos alunos, quando o professor utiliza os métodos de ensino activo e expositivo. A zona geográfica considerada foi a Escola Superior de Enfermagem de Beja e os sujeitos envolvidos foram os alunos do 2ºano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Utilizámos a estratégia da observação, utilizando a câmara de vídeo e como seu instrumento a grelha de observação e a estratégia do inquérito e como seu instrumento a entrevista. Após a observação e análise dos dados recolhidos, verificamos que na utilização do método de ensino activo, os comportamentos verbais mais frequentes, manifestados pelos alunos, são : “resposta”, “reforço” e “comunicação expontânea”. Os comportamentos não verbais mais frequentes envolvem: “acenar da cabeça manifestando concordância”, “olhar para a professora”, “olhar para um colega que está a participar na aula”, “olhar para a tela de projecção”. Na utilização do método expositivo, os comportamentos verbais mais frequentes, manifestados pelos alunos, são : “tentativa de comunicação”, “pergunta”, “resposta” e “corte”. Os comportamentos não verbais mais frequentes envolvem: “bocejo”, “fácies apoiado nas mãos”, “esfregar o fácies, os olhos”, “olhar para o relógio”, “olhar para um colega que não está a participar” e “olhar para a janela”.
Descrição: Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1794
Designação: Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese-Cidália Nobre.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.