Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2085
Título: A integração dos assentamentos rurais tradicionais nas regiões urbanas: o exemplo do Algarve Central no Sul de Portugal
Autor: Costa, Miguel Reimão
Batista, Desidério
Palavras-chave: Regiões urbanas
Arquitetura vernacular
Património
Paisagem
Algarve
Dieta mediterrânica
Data: Abr-2011
Resumo: O expressivo processo de expansão urbana que, em diferentes geografias, teve origem com a Revolução industrial, comportou frequentemente a integração de assentamentos rurais antes localizados em anéis exteriores à cidade tradicional. Este tema, associado em muitos casos à perda de valor do solo agrícola, tem adquirido maior relevância, nas últimas décadas, no contexto da transformação da cidade contemporânea e da urbanização extensiva e difusa. É nestas circunstâncias que se considera fundamental a inventariação e o estudo da arquitetura vernacular destas áreas, na medida em que estes poderão revelar diferentes edifícios, conjuntos e assentamentos que deveriam ser protegidos, comportando na cidade difusa um papel idêntico ao que os núcleos históricos adquiriram na cidade compacta, especialmente a partir do início da segunda metade do século passado. De facto, à medida que a dicotomia convencional entre cidade e campo perde relevância, as construções vernaculares – tal como o sistema ecológico, a rede de velhos caminhos ou a estrutura predial – têm necessariamente de ser considerados no âmbito do ordenamento metropolitano, tanto a nível da caracterização como da proposta. Deste modo, é fundamental retomar a contraposição entre padrões de dispersão e padrões de aglomeração, na medida em que cada qual levanta diferentes questões a nível da atual transformação do uso do solo. Para compreender alguns dos tópicos inerentes a este processo, consideraremos aqui a região central do Baixo Algarve que constitui, a este propósito, um bom caso de estudo. A investigação em torno aos assentamentos rurais tradicionais adquire especial relevância nesta área, uma vez que os diferentes instrumentos de ordenamento do território restringem, em grande medida, o processo de edificação fora dos perímetros urbanos à reabilitação ou renovação desses conjuntos edificados preexistentes.
Descrição: Versão em português do artigo submetido com o título “Towards Integrating Rural Vernacular Settlements in Urban Regions: A study of Algarve, Portugal” ao ISVS e-­‐journal em Abril de 2011.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2085
Versão do Editor: http://www.naun.org/multimedia/NAUN/energyenvironment/16-398.pdf
Aparece nas colecções:FCT2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ISVS_mrc_db_port.pdf7,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.