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Título: Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
Autor: Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
Palavras-chave: Conhecimento profissional sobre os alunos
Ensino da Matemática
Atitudes
Diversidade
Aprendizagem
Expectativas
Data: 2008
Citação: Santos, L., Moreira, D., Menezes, L., Oliveira, I., Ponte, J. P. Martins, C., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Pinto, H., Menino, H., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação, 16(2), 33-64.
Resumo: Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2122
ISSN: 0871-3928
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