Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2138
Título: Comportamento do motor linear de indução para aplicações em médias e altas velocidades
Autor: Adriano, Cláudio Filipe de Sousa
Orientador: Cabral, Carlos Manuel Aguiar Rodrigues
Palavras-chave: Motor linear de indução
Efeitos de extremidade
Modelo unidimensional
Circuito equivalente
Modelo dinâmico
Data de Defesa: 2010
Resumo: Os motores lineares de indução têm vindo a ter cada vez mais aplicações no universo industrial, principalmente em sistemas de accionamento, visto que uma das grandes vantagens em relação aos seus homólogos rotativos é justamente o facto de produzirem directamente movimento linear, dispensando para esse efeito quaisquer conversores de movimento. O objectivo principal deste trabalho é o estudo do comportamento do motor linear de indução em médias e altas velocidades. Como se sabe, estas máquinas para aplicações a velocidades maiores, começam a sentir no seu desempenho a influência dos chamados efeitos de extremidade longitudinais, que é tanto maior quanto maior for a velocidade. Assim, com base no modelo unidimensional do campo electromagnético, inicia-se o estudo destes motores, fazendo uma análise relativamente aprofundada dos efeitos de extremidade longitudinais. A partir do modelo unidimensional faz-se a ponte para a teoria dos circuitos, desenvolvendo o modelo do circuito equivalente por fase que permite, dum modo mais fácil, o estudo destes motores em regime permanente. Propõem-se aqui um conjunto de novos factores correctivos que contabilizem nas expressões do entreferro e da condutividade do secundário a influência dos efeitos de extremidade longitudinais no comportamento destes motores. Os modelos analíticos são posteriormente validados, através da comparação dos resultados teóricos com os resultados experimentais obtidos a partir de ensaios efectuados dum protótipo já existente. Finalmente, com recurso aos factores acima referidos, desenvolve-se também um modelo dinâmico, que simula o comportamento transitório do motor linear de indução a médias e altas velocidades, onde, portanto, está contabilizada a influência dos efeitos de extremidade.
Descrição: Dissertação de mest., Engenharia Eléctrica e Electrónica (Sistemas de Energia e Controlo), Univ. do Algarve, 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2138
Aparece nas colecções:UA01-Teses



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