Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2153
Título: Estrutura populacional de Electrona antarctica (Günther, 1878) e Gymnoscopelus braueri (Lönnberg, 1905) no mar de Scotia (Oceano Antárctico)
Autor: Vieira, Rui Pedro Silva
Orientador: Assis, Carlos A.
Palavras-chave: Idade e crescimento
Electrona antárctica
Gymnoscopelus braueri
Mar de Scotia
Migrações verticais
Data de Defesa: 2011
Resumo: Os peixes da família Myctophidae são a principal alternativa ao krill Euphausia superba, a base da típica cadeia trófica antárctica. No Oceano Antárctico, estima-se uma biomassa de mictofídeos entre 70 e 200 milhões de toneladas. Devido às migrações verticais diárias que efectuam entre a superfície e os 1000 m de profundidade, os mictofídeos fornecem energia aos predadores de topo das camadas superficiais, tais como Dissostichus eleginoides (bacalhau-do-Antárctico), Diomedea exulans (albatroz-viajeiro) e Aptenodytes patagonicus (pinguim-rei). Electrona antarctica e Gymnoscopelus braueri são duas espécies mesopelágicas da família Myctophidae, cujo conhecimento em termos de biologia e ecologia é actualmente escasso. A estrutura populacional e a idade e crescimento destas duas espécies de peixe-lanterna foram investigados. Os indivíduos provêm de cruzeiros realizados pela British Antarctic Survey no Mar de Scotia realizados entre 2004 e 2009. Uma amostra de 405 indivíduos E. antarctica, com comprimento padrão entre 30 mm e 112 mm foi usada para avaliar a idade através da análise de otólitos, e estimar os parâmetros da curva de crescimento de Von Bertalanffy. As idades estimadas variaram entre 2 e 8 anos. Os parâmetros da curva de crescimento de Von Bertalanffy foram L∞ = 139 mm, k = 0,16 ano-1 e t0 = -0,27 ano. A amostra de G. braueri foi constituída por 161 indivíduos de comprimento padrão entre 44 mm e 139 mm. Os parâmetros de crescimento estimados foram L∞ = 128 mm, k = 0,33 anos-1, t0 = -0,36 ano e um máximo de 6 anos de idade para esta espécie.
Descrição: Dissertação de mest., Biologia Marinha (Ecologia e Conservação Marinha), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2153
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estrutura Populacional de Electrona antarctica (Günther, 187.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.