Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/225
Título: Representações de professores de educação especial acerca do sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiais
Autor: Baeta, Donalda Maria da Silva
Orientador: Gonçalves, José Alberto
Palavras-chave: Psicologia da educação
Representações do professor
Necessidades educativas especiais
Sucesso educativo
Insucesso educativo
Factores de sucesso educativo
Inclusão
Data de Defesa: 2005
Resumo: A presente dissertação teve por objectivo estudar as representações sociais sobre o sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiais, numa amostra de professores da educação especial (N=30). A pertinência deste estudo prende-se com o facto do tema estar directamente ligado ao nível, área e experiência de ensino da investigadora. No sentido de uma maior consistência, abordaram-se diferentes estudos referentes às atitudes face à deficiência; representações sociais; modelos explicativos do (in)sucesso escolar e representações educativas nas últimas décadas. Os dados do questionário foram sujeitos a tratamento misto: quantitativo (estatístico) e qualitativo (análise de conteúdo), procurando assim averiguar a influência das variáveis (demográficas e outras) face às respostas dos inquiridos. Relativamente à idade, verificou-se que os professores com idades compreendidas entre os 40-50 anos se centram em variáveis explicativas de sucesso escolar remetendo-as para o desenho curricular. Esta análise evidenciou o facto dos professores que possuem tempo de serviço docente entre os 15-25 anos atribuírem maior importância aos aspectos relacionados com o currículo. Constatou-se, igualmente, que os professores que possuem menos experiência profissional valorizam mais as variáveis relacionadas com a cooperação entre os técnicos envolvidos no processo educativo. A análise qualitativa mostrou que os profissionais consideram a categoria ensino-aprendizagem como um factor que contribui significativamente para o sucesso educativo. Quanto aos factores que contribuem para o insucesso, assistiu-se a uma mudança do tipo de atribuição causal, verificando-se que a categoria Contexto Escolar ocupava maior destaque no conjunto de variáveis que explicam as causas do insucesso escolar de alunos com necessidades educativas.
The present investigation aims to study the nature of teachers` representations about educational outcomes of children with special needs. Therefore we asked 30 special educational teachers to complete a questionnaire concerning their attitudes toward the educational success of these kinds of children. The interests and relevance of this study is because its` related with the large experience of the investigator in this kind of matter. In order to support our investigation, we made reference of several studies concerning the teachers` attitudes towards children with special needs; social believes and representations and factors that contributes to successful schooling, among other things. To investigate this subject a questionnaire has been used, witch was divided in two parts, with a different treatment: quantitative and qualitative one. Also investigated were teacher background variables associated with beliefs concerning schooling outcomes. Statistically significant variations in teachers responses were found for the variables of age, teaching experience and experience with special needs students. Comparing teachers beliefs indicated that subjects aged between 40-50 differ significantly from others. Comparison of means showed that those teachers had higher scores on variable “Curriculum Development”. The variable “Teaching Experience” revealed that teachers in the group aged 15-25 had higher scores than teachers who had few or many years of experience on the variable identified above The qualitative data and its content analysis also suggests that “Home Environment” plays a central role on the explanation of the academic failure among students with special needs.
Descrição: Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Especialidade: Necessidades Educativas Especiais, Universidade do Algarve, 2006
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/225
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação, Especialidade: Necessidades Educativas Especiais
Aparece nas colecções:UA01-Teses



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