Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2742
Título: A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
Autor: Rocha, Marta de Oliveira
Orientador: Almeida, Claudia
Palavras-chave: Canais de distribuição
Internet
E-commerce
Barlavento
Hotéis
Data de Defesa: 2010
Resumo: Actualmente a Internet assume um papel importante no quotidiano das empresas, principalmente das empresas de serviços que vêem no mercado online uma plataforma de disponibilização dos seus produtos e de contacto com os seus clientes. Este estudo resultou da necessidade de conhecimento por parte da Hotel Distribution Management (HDM) e da revisão da extensa literatura sobre as novas tecnologias na hotelaria e no comércio electrónico. O cruzamento destes conceitos ajudou à percepção da influência das novas tecnologias nos modelos de comercialização turística e da importância do comércio electrónico no contexto dos mercados. Para este trabalho foram definidos dois objectivos: a caracterização do posicionamento online dos hotéis e a avaliação do nível de desenvolvimento dos websites próprios das unidades hoteleiras do Barlavento Algarvio. Estes objectivos visavam averiguar até que ponto o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação alterou o modo como as empresas do sector turístico se posicionam no mercado. O estudo de caso foi a principal metodologia adoptada uma vez que o que se pretendia era o estudo de uma realidade específica, os hotéis de 3 a 5 estrelas do Barlavento Algarvio. Para tal foram utilizadas técnicas como o inquérito por questionário e a observação directa através de uma check-list. Através dos resultados obtidos foi possível caracterizar o posicionamento online dos hotéis, as suas principais formas de comercialização, a importância que os canais online têm no contexto geral e avaliar o nível de evolução dos websites dos hotéis quanto à interacção que oferecem aos utilizadores e às ferramentas de e-commerce que possuem.
Descrição: Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2742
Designação: Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação FINAL.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.