Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/275
Título: As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
Autor: Barros, Maria Armanda Mota Correia de
Orientador: Carreira, Teresa Pires
Palavras-chave: Teses
Educação de adultos
Representações sociais
Filosofia
Ensino
Data de Defesa: 2008
Resumo: Este estudo pretende conhecer o conteúdo das representações sociais de alunos adultos relativamente ao ensino da Filosofia no contexto do sistema de Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis com o intuito de analisar a adequabilidade desse ensino ao perfil do aluno adulto. Esta adequação (ou a falta dela) é investigada através da análise das estratégias/métodos utilizados, do programa da disciplina, do manual adoptado e do funcionamento do sistema de Ensino Recorrente por Módulos. Dada a natureza do objecto de estudo optámos por um estudo exploratório. Como instrumentos de recolha de dados recorremos à entrevista exploratória (a professores) e ao questionário (a alunos). Considerando as representações dos alunos, pudemos observar que os professores de Filosofia recorrem a estratégias/métodos diferentes no ensino de jovens e no ensino de adultos, e que privilegiam igualmente métodos activos e métodos passivos no ensino de pessoas adultas. Os alunos entendem que as estratégias/métodos de ensino mais adequados ao seu perfil são o diálogo/discussão entre professor e alunos, o debate, a exposição e a esquematização e síntese dos conteúdos. Quanto à representação dos alunos sobre o programa da disciplina e do sistema de ensino por módulos, os alunos consideram-nos adequados ao seu perfil, apesar de apontarem algumas críticas a este último. No que respeita à adequação do manual adoptado na disciplina, não obtivémos resultados conclusivos. A partir de um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem da Filosofia a adultos, tomando como referência as representações dos alunos, propusemos um plano de intervenção.
Descrição: Dissertação mest., Ciências da educação - Educação e formação de adultos, Universidade do Algarve, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/275
Designação: Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação e Formação de Adultos
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseMestrado_FCHS_2008_MariaArmandaMotaCorreiaBarros.pdf5,06 MBAdobe PDFVer/Abrir
folha de anexos.pdf8,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.