Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2768
Título: Tornar-se professor do 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o início da carreira docente
Autor: Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
Orientador: Gonçalves, José Alberto Mendonça
Palavras-chave: Fases da carreira docente
Início de carreira
Socialização profissional
Desenvolvimento profissional
Formação inicial
Formação contínua
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este estudo centra-se nos percursos profissionais de professores do 1° Ciclo do Ensino Básico em início de carreira a trabalharem em escolas pertencentes à área da Direcção Regional de Educação do Algarve e foi desenvolvido, em termos de recolha de dados entre os anos de 2007/2008 a 2009/2010. Com ele pretendemos investigar as impressões de professores recém-formados sobre os seus primeiros anos de exercício lectivo, identificar algumas variáveis que podem con-tribuir para a inserção profissional destes jovens professores, compreender como eles vivenciam o tornar-se professor e, finalmente, conhecer o grau de compromisso para com a carreira docente. O seu quadro teórico de referência assenta numa revisão da literatura sobre a socializa-ção do professor, particularmente dos professores em início de carreira e metodologi-camente, num paradigma interpretativo e descritivo, com recurso a abordagens narrati-vo-biográficas, e ao estudo de caso como estratégia investigativa. Em termos de resultados, os sujeitos do estudo revelaram-se como professores em cons-trução da sua identidade, evidenciando alguns aspetos positivos de desenvolvimento profissional, no entanto os traços dominantes da sua atitude revelam essencialmente insegurança, pouca capacidade de inovação, práticas de cariz tradicional, uma postura pouco questionadora, sem comunidades de referência e com referentes profissionais não significativos. Os casos estudados são paradigmáticos neste aspeto.
Descrição: Tese dout., Ciências da Educação Especialidade de Observação e Análise da Relação Educativa, FCHS, Universidade do Algarve, 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2768
Designação: Doutoramento em Ciências da Educação. Observação e Análise da Relação Educativa
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dout-textocorrigidoFINAL.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir
documento dos anexosd.pdf2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.