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CAC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)

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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação

a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliado
b) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 167
  • A igreja na sociedade em rede a partir de Manuel Castells
    Publication . Lopes-Neto, Miguel; Fandos Igado, Manuel; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Mireya Rocío Carballeda Camacho
    Sendo a nossa forma de comunicar uma marca inegável e indelével da humanidade, uma característica que nos faz partilhar ideias, sentimentos, emoções, conhecimentos e que nos faz viver em conjunto, sendo emissores e recetores, construtores de códigos e de mensagens, criadores e utilizadores de canais diversos, poderemos igualmente afirmar que a sociedade em rede, em que vivemos atualmente, não é fruto, nem do acaso, nem é uma mudança abrupta na história da humanidade. Esta forma de experimentar a existência humana, vivenciada na sociedade hodierna, mostra-nos uma humanidade marcada por uma profunda revolução tecnológica que já leva décadas.
  • Literacia Turística: a mediação e a sua importância para o conceito.
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes -Neto, Miguel; Tejedor, Santiago
    O que transforma um turista em alguém que sabe sobre viagens, sobre o que envolvem, desde o momento em que prepara a saída, que experimenta e que, regressando, conta o que viu/enriqueceu? Partindo da conceção de que a literacia é uma prática social continua, holística, realizada em ambientes formais e informais e relacionada com qualquer aspeto da nossa vida e da cidadania e considerando o processo porque passa o viajante, implicando, não apenas todos com quem contacta, mas os meios de comunicação que usa e o desenvolvimento de competências específicas, realizamos uma investigação, que, partindo dos modelos de Pérez-Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018), tem como objetivo compreender as Competências em Tourism Literacy (CTL) e propor uma definição do conceito, que seja trabalhado e abordado pelos investigadores e permita a melhoria da comunicação nesta área. A mediação ganha uma importância estratégica na definição das CTL, já que qualquer interveniente no processo turístico assume o papel de mediador, de educador não formal, que estabelece a ligação entre todos e orienta a sua ação para o desenvolvimento integral do ser humano. Quem serão esses mediadores? O turista, as OGDs, os media, os anfitriões, partindo da premissa que este é um processo nunca terminado, em que se prepara, experimenta e aprende, ou, como diz Tejedor (2021), se vai, olha e, sobretudo, entende. Ou seja, é um processo educomunicativo.
  • Turismo Religioso em Portugal: números de uma pandemia e um futuro por desenhar
    Publication . Franca, Margarida; Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Santos, Clara Almeida; Teixeira, Alfredo Jorge Costa; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Lopes-Neto, Miguel
    Os estudos no âmbito do Turismo Religioso receberam uma nova amplitude, na sociedade contemporânea, face às alterações significativas dos ritmos de vida e das sociabilidades, incluindo a forma de ocupação dos tempos livres e de lazer, das questões económicas, das expectativas culturais, e até das questões relacionadas com a saúde. A pandemia COVID-19 provocou um impacto, não planeado, no turismo, abraçando nos indicadores estatísticos que melhor descrevem este setor: o número de viagens de população estrangeira e dos portugueses diminui, e assim decresce também o número de dormidas, de hóspedes e os proveitos totais. Em Portugal, e no que diz respeito ao turismo religioso, esta diminuição foi assinalada nos principais Santuários Marianos, com foco no Santuário de Fátima, que registou uma diminuição de peregrinos e de peregrinações organizadas. Os meios telemáticos foram uma alternativa sustentada para alicerçar as comunidades e manter algumas práticas e rituais católicos. Na era pós-COVID-19, importa aprender com o passado e projetar o futuro, olhando para o turismo religioso como uma forma de promover a identidade de um país, preservar os valores e a cultura de um povo, sendo crucial criar um modelo mais capaz de olhar para a sustentabilidade económica, social e ambiental das comunidades religiosas que recebem turistas e que dependem do turismo para a sua manutenção e valorização.
  • Literacia turística: A mediação como fator estruturante do conceito
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Tejedor, Santiago; Lopes-Neto, Miguel
    O que nos leva a considerar turistas e demais implicados no processo tu rístico como competentes para as tarefas associadas às várias fases que fazem parte da viagem – preparar, realizar, contar, repetir? Partindo destas ideias e considerando que: • no presente, a socialização e formação do conhecimento é gerada no processo de comunicação (Aguaded, 2005), pelos meios nele utilizados; • que essas aprendizagens ocorrem em ambientes não formais e informais, sendo todos sujeitos do conhecimento e aprendentes (Freire, 2007); • que as competências para se ser literato são diferentes e dinâmicas (Sco lari et al, 2018); • que somos prosumers/produsers (Bruns, 2006), numa ecologia mediá tica, que evoluiu para a convergência de instrumentos, redes, serviços, códigos e conteúdos, influenciadora das atividades económicas, sociais e de cidadania, gerando uma hibridação de géneros narrativos, formatos digitais, novos valores estéticos, semióticos e pragmáticos; • Ou seja: como salientam todos estes autores, as competências associadas à Literacia Mediática estão presentes no quotidiano de cada cidadão, ligando-se a todas as atividades, independentemente da área ou da te mática, pois a presença dos media manifesta-se, de forma muito pre mente, no que desenvolvemos, incluindo a atividade turística no seu todo.
  • Texting: A way to learn maternal languages. A Portuguese case study
    Publication . Aguaded, Ignácio; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Fandos, Manuel
    A case study carried out in Portugal, at a Secondary School in Silves (a small city in the southern Algarve region), with the collaboration of Portuguese language teachers and students, and which is currently being extended to the St. Tiernan‘s Community School in Dublin, Ireland, enabled the development of a programme that uses txting (the abbreviated writing form used mainly by young people to communicate through mobile phones and IM – Instant Messaging services, such as the MSN), which is still being tested and improved, with the aim of teaching some basic maternal language grammar rules.
  • O turismo religioso e a promoção do património cultural – a pastoral do turismo – Portugal como estudo de caso
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Franca, Margarida; Lopes-Neto, Miguel; Costa, Carlos; Fandos Igado, Manuel; Bruno
    O artigo que se apresenta procura demostrar de que forma as instituições nacionais religiosas podem dar o seu contributo à promoção do Património Cultural em Portugal e contribuir para um turismo mais inclusivo e com maior coesão social. Neste trabalho procura-se analisar a Pastoral do Turismo - Portugal, como instituição, mas ao mesmo tempo como uma ferramenta útil para a promoção e desenvolvimento do turismo religioso e/ou espiritual em Portugal. Procura-se, igualmente, dar nota das estratégias ligadas à sustentabilidade, que promovam o Património e a Religiosidade enquanto fatores identitários e parte de uma “ecologia integral”, que este organismo propõe como ferramentas para se repensar conceitos desta indústria e melhorar práticas ao nível da gestão, da governança, mas também da espiritualidade. Assim, abordam-se questões, não apenas de aplicação direta ao trabalho da Igreja, mas de promoção de uma abertura à sociedade, questões que se ligam diretamente a todas as dimensões da sustentabilidade e que incluem aspetos fundamentais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando dar ao Turismo Religioso/Espiritual um rosto inclusivo, respeitador, promotor da cocriação e da integração social de todos os homens e mulheres.
  • Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicação
    Publication . Fechine, Ingrid; Carrega, Jorge; Araujo, Denize
    É com entusiasmo que apresentamos o quarto volume da coletânea Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação. A publicação é editada pelo Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba com o apoio do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e CIC – Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade” da UTP- Universidade Tuiuti do Paraná. A proposta reafirma seu compromisso com a articulação crítica entre pesquisa acadêmica, criação artística e experimentação multimodal, reunindo ensaios que transitam por linguagens diversas e práticas interdisciplinares. O livro propõe um mergulho nos cruzamentos entre arte, tecnologia e memória, refletindo sobre como as experiências contemporâneas de criação reposicionam o tempo e a sensibilidade estética diante de novos dispositivos e plataformas.
  • Desde la alfabetización mediática a la tourism literacy. La educomunicación para un turismo sostenible
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Lopes-Neto, Miguel
    El trabajo conceptualiza la Alfabetización Turística y la competencia de ella derivada, desde la consideración de la necesidad de la Alfabetización Mediática en el contexto actual de interacciones en redes y plataformas. Para ello se analiza el papel de los mediadores turísticos, su relación a través de los medios, como actores competentes/agentes de sostenibilidad del sistema turístico, y sujetos de un proceso educomunicativo, mediante entrevistas estructuradas. Los resultados permiten delimitar el significado de la Competencia en Tourism Literacy, parte de una ecología de alfabetizaciones múltiples, relacionadas con la sostenibilidad y su promoción, y en el ámbito de lo educomunicativo.
  • Desenvolvimento de um sistema de interatividade intocável para a performance de live cinema: SSL2020
    Publication . Caeiro Perfeito, Ana de Jesus
    O presente artigo relata o processo de criação de um sistema de interatividade intocável para a performance de live cinema SSL2020. Esse sistema possibilita a performer de interagir ao vivo com os elementos áudio e visuais da obra, assim como de manipular a narrativa do filme, através dos movimentos corporais. Utilizou-se um periférico computacional que deteta os gestos das mãos, um software de programação visual para a criação do projeto, e uma interface intermédia que atua como um controlador digital. O conjunto destas tecnologias forma um sistema que não necessita de toque direto nos objetos para funcionar durante a performance.
  • Roteiros: da criação como experimentação
    Publication . de Queiroz Carneiro Dourado, Ana Patricia; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia
    Em um passeio por diferentes práticas de roteiro do cinema brasileiro contemporâneo, o livro Roteiros: Da criação como experimentação detém-se sobre a experiência do roteiro cinematográfico enquanto função mais do que enquanto formato. Propõe, pelo plural do termo (Roteiros), olhar para a ferramenta como um recurso à experimentação. Por sua natureza de passagem, os roteiros oferecem um modo de pensar (e de criar) transitório e, por isso mesmo, propulsor. Algo que “é” ao mesmo tempo em que projeta e inspira “serás”. Os roteiros, como modos de pensar e de fazer, dialogam com diferentes momentos da criação e se reconstroem nos gestos de dar a criar ao espectador. Constituem, sobretudo, um recurso à testagem de hipóteses, e lembram-nos da impermanência e do inacabamento das narrativas (tantas e diversas) que habitam o mundo e que configuram uma das tantas matérias da criação dos sujeitos e dos roteiros. Como molas, os roteiros tencionam, incitam e projetam a criação de filmes possíveis e, por vezes, impossíveis. Em sua dinâmica móvel, ajudam o filme a manter-se vivo em meio ao processo (geralmente longo) de feitura. Recontam-se, restauram-se e reescrevem-se a cada nova leitura (versão), como um modo de reativar a experiência de imaginar e de fazer imaginar filmes. Esse modo de olhar para o roteiro vem para este estudo, sobretudo, da observação de diferentes relatos de processo e estratégias de criação de cineastas brasileiros, como Anna Muylaert, Eliane Caffé, Leonardo Mouramateus, Marcelo Gomes, Karim Ainouz, Alê Abreu e Cao Guimarães, entre outros. O recorte do roteirista-diretor deu-se diante do desejo de acompanhar, pelos arquivos da criação desses cineastas, o desdobramento do roteiro ao longo do processo de criação – antes, durante e depois das filmagens – entretanto com enfoque prioritário para os modos de fazer do roteiro e em busca do que lhe é intrínseco. A exemplo de Aristóteles em sua Poética, que buscou elaborar uma teoria com base na prática de artistas do seu tempo, este livro ensaia uma elaboração teórica com base na prática de importantes roteiristas do cinema brasileiro do nosso tempo. Uma “poética do roteiro” inspirada nas práticas do cinema brasileiro contemporâneo – uma entre muitas possíveis – e que busca oferecer uma visão complementar (mais do que oposta) às bibliografias de roteiro tradicionais e àqueles interessados em estudar a criação em geral, e o fazer do cinema e do roteiro em específico.