Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/292
Título: A formação profissional e a qualidade dos serviços prestados a idosos institucionalizados
um estudo de caso
Autor: Graça, Sofia Conceição Ameixa
Orientador: Quintas, Helena Luísa Martins
Palavras-chave: Formação de adultos
Formação profissional
Envelhecimento
Idosos
Data de Defesa: 2008
Resumo: O progressivo envelhecimento da população nas sociedades ocidentais conduz, inevitavelmente, à reflexão e à avaliação sobre a qualidade de vida dos idosos. A frequente institucionalização deste grupo populacional, consequência da falta de condições no seu meio familiar, impõe uma apreciação da qualidade dos lares que lhe são destinados, particularmente sobre a qualificação profissional dos cuidadores que, nestas instituições, desenvolvem as suas actividades profissionais. A problemática da presente dissertação centra-se nos idosos institucionalizados e na qualidade dos serviços que lhe são prestados. Os objectivos definidos procuraram caracterizar o seu quotidiano de vida, avaliar as competências profissionais das pessoas que trabalham nestas instituições, e analisar o papel da formação profissional como promotora da qualidade dos serviços prestados. O estudo procurou, ainda, perceber a contribuição de actividades no âmbito da animação sociocultural, na melhoria da relação entre os cuidadores e os idosos. O estudo foi realizado numa instituição para idosos de uma localidade alentejana. Trata-se de um Estudo de Caso, em que foi utilizada uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa. O campo de estudo implicou a participação de dois grupos de protagonistas – idosos institucionalizados e cuidadores, e cada um deles ofereceu a sua visão da questão em análise. A triangulação dos dados recolhidos permitiu retirar algumas conclusões sobre o fenómeno em estudo, nomeadamente conhecer a diversidade das necessidades das pessoas idosas, conhecer a representação dos profissionais dos lares relativamente à sua formação, e identificar a importância da dimensão socioeducativa na promoção da qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
The progressive aging of population in western societies leads, inevitably, to reflection and evaluation of the quality of life of the elderly. The frequent institutionalization of this population group, consequence of the lack of conditions in their home environment, imposes an appreciation of the qualities of the nursing homes which are destined to them, particularly about the professional qualification of the carers which, in these institutions, develop their professional activities. The problematic of the present thesis is centred in the institutionalized elders and in the quality of the services which are provided to them. The defined goals aimed to characterise their daily life, to evaluate the professional competences of the people that work in these institutions, and analyse the role of professional formation as a promoter of the quality of the services which are provided to this group of people. The study tried, still, to understand the contribution of activities concerning cultural/social animation, meaning, to what extent, do they improve the relationship between the carers and the elders. The study took place in an institution for the elderly, in a village in the Alentejo. It’s a “Case Study” in which was used a methodological approach predominantly qualitative. The field of study implied the participation of two groups of protagonists – institutionalized elders and carers, and each one of them gave his vision about the question in debate. The crossing of the collected data allowed to withdraw some conclusions about the matter in study, namely to know the diversity of necessities of the aged people, to know the representation of the professionals of the nursing homes relatively to their formation, and identify the importance of the social educative dimension in the promotion of the quality of life of the institutionalised elders.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação - Educação e Formação de Adultos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Beja, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/292
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Educação e Formação de Adultos
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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