Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2963
Título: Afinal o que são e como se calculam os quartis?
Autor: Fernandes, Susana
Pinto, Mónica Martins
Palavras-chave: Quartis
Ensino secundário
Ensino básico
Ensino superior
Data: 2-Out-2013
Resumo: Imaginemos que queremos calcular os quartis de um conjunto de dados. Se consultarmos vários manuais de matemática do ensino básico e do ensino secundário e sebentas de estatística do ensino superior encontramos diferentes definições e fórmulas para o cálculo dos quartis, que algumas vezes conduzem a resultados diferentes. Se recorrermos a meios tecnológicos para determinar o valor dos quartis do mesmo conjunto de dados, usando uma máquina de calcular, uma folha de cálculo ou um programa estatístico, pode acontecer ficarmos com mais algumas respostas diferentes. Afinal o que são e como se calculam os quartis? Neste texto abordaremos esta questão, considerando apenas dados discretos não agrupados. Salientamos que no ensino superior se ensinam formas de cálculo dos quartis distintas das apresentadas nos ensinos básico e secundário, o que confunde os alunos e gera neles uma certa desconfiança relativamente à estatística. Argumentamos que o método introduzido no ensino superior é preferível e apresentamos uma proposta de uniformização do cálculo dos quartis em todos os níveis de ensino.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2963
Aparece nas colecções:FCT4-Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SFernandes_MMPinto_quartis_no_ensino.pdf158,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.