Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3028
Título: Relatório científico da prática pedagógica supervisionada
Autor: Pombinho, Sílvia Maria Martins
Orientador: Guerra, Joaquim Agostinho de Oliveira
Palavras-chave: Tarefa
Autonomia do aluno
Competência comunicativa
Reflexão
Prática Pedagógica Supervisionada
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente Relatório Científico é fruto do trabalho desenvolvido durante a realização da Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no segundo ano do Mestrado em Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Universidade do Algarve, e que decorreu na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa entre novembro de 2010 e maio de 2011. Relativamente à estrutura do Relatório Científico, ele é formada por três partes, para se efetuar a apresentação, análise e reflexão, uma conclusão e uma secção de anexos. A primeira parte contextualiza e sintetiza a estrutura do Relatório. Ainda nesta parte é fornecida informação sobre o formando, a instituição e as turmas onde decorreu a lecionação das aulas. A segunda tem início com uma breve contextualização da metodologia por tarefa, que esteve na base das planificações que realizei durante este processo de formação. Durante a mesma foram salientados o aluno como centro do processo de ensino - aprendizagem, a atividade cognitiva construtivista do mesmo, a aquisição de autonomia por parte do aprendente, a aquisição da competência comunicativa, ou seja, foi salientada a abordagem comunicativa de uma língua baseada na realização de tarefas (Estaire, 2009; Williams y Burden, 2009; Fernández, 2001; Zanón, 1999; Nunan, 1999). A segunda parte deste capítulo consistiu na descrição, análise e reflexão sobre as aulas que lecionei durante a Prática Pedagógica Supervisionada, assim como nas estratégias e atividades realizadas. O referido capítulo é ainda constituído pela justificação e planificação de duas sequências de aprendizagem para o 3º Ciclo do Ensino Básico, referentes a cada uma das áreas de especialização. A terceira parte é uma descrição e análise crítica do meu processo de formação, salientando o papel da supervisão, da reflexão e a forma como estas alteraram a minha conceção de professor, contribuindo para o meu desenvolvimento profissional. A conclusão centrou-se na reflexão sobre a importância de formar professores, nos dias de hoje, que respondam às necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente e de uma escola formadora, multicultural e multirracial.
Descrição: Dissertação de mest., Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Ensino de Português e de Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3028
Designação: Mestrado em Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa.pdf31,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Agradecimentos, resumo e índice.pdf194,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório.pdf535,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.zip94,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.