Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3034
Título: Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior
Autor: Valadas, Sandra Teodósio
Faísca, Luís
Palavras-chave: Estudantes universitários
Concepções de aprendizagem
Data: 2013
Editora: Universidade do Minho
Resumo: Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percecionam e vivenciam as experiências de aprendizagem, foram objetivos centrais do presente trabalho avaliar os significados atribuídos à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as conceções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Quisemos ainda perceber qual o significado das diferenças, bem como o que parece ser mais relevante em termos de tarefas académicas para os intervenientes. Neste sentido, foram consideradas as perceções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, percebidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). O estudo realizado assume uma natureza descritiva,correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3034
ISBN: 978-989-8525-22-2
Aparece nas colecções:FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PERFIS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR_SValadas&LFaisca.pdf173,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.