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Título: A experimentação e a actividade de modelação matemática dos alunos
Autor: Baioa, Ana Margarida Franco de Mendonça Viegas e Silva
Orientador: Carreira, Susana Paula Graça
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Educação matemática realística
Perspectiva de modelos e modelação
Matemática experimental
Actividades realísticas Geradoras de Modelos
Investigação-acção
Data de Defesa: 2011
Resumo: O principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral: Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de objectos concretos? Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo: 1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos, ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade e a representá-la na forma de modelos matemáticos? 2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)? O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental. O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos. As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental.
Descrição: Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3083
Designação: Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Matemática
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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