Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3084
Título: Dinâmicas pedagógicas com técnicas de imagem animada: imagem animada como estratégia de 'aprender-fazendo' em Educação Visual e Tecnológica
Autor: Gomes, Helena
Orientador: Graça, Marina Estela
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Educação matemática realística
Perspectiva de modelos e modelação
Matemática
Actividades realísticas geradoras de modelos
Investigação-acção
Data de Defesa: 2012
Resumo: O principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral: Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de objectos concretos? Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo: 1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos, ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade e a representá-la na forma de modelos matemáticos? 2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)? O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental. O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos. As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental.
Descrição: Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3084
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO PES - HELENA - FINAL 2.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir
EXERCÍCIOS - Com técnicas de imagem animada.wmvAnexo I134,25 MBWindows Media Audio/Video fileVer/Abrir
DSC02414.JPG960,78 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
DSC02415.JPG950,9 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
MOV02400.MPG857,99 kBMPEGVer/Abrir
MOV02401.MPG869,76 kBMPEGVer/Abrir
MOV02409.MPG2,29 MBMPEGVer/Abrir
MOV02412.MPG2,41 MBMPEGVer/Abrir
APÊNDICES - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.pdf646,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES 7.pdf301,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES 8.pdf233,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
AÊNDICE 9.pdf198,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES 10.pdf292,02 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES 11.pdf380,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES 12.pdf529,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICES 13.pdf692,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE 14.pdf939,09 kBAdobe PDFVer/Abrir
APÊNDICE 15.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.