Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3090
Título: A formação à distância dos profissionais do Hospital de Faro, E.P.E. através da plataforma Dokeos
Autor: Parreira, Maria Emília Cantante
Orientador: Valadas, Sandra Teodósio
Cardoso, Sérgio
Palavras-chave: Ensino a distância
Educação a distância
E-learning
Plataforma Dokeos
Formação profissional
Formação ao longo da vida
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório resulta do estágio realizado no Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC) do Hospital de Faro, E.P.E. (HFaro) com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Formação e da Educação (via profissional), na área de especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Neste trabalho pretendemos contribuir para a dinamização do uso da plataforma de Ensino a Distância e demonstrar a mais-valia que representou uma experiência em contexto real de trabalho num setor onde, além das tarefas que foram atribuídas no estágio, pudemos, também, pôr em prática muitos conhecimentos anteriormente adquiridos nas diferentes unidades curriculares deste mestrado, nomeadamente na área da Educação de Adultos e das Tecnologias da Informação e Comunicação. O estágio teve início em Outubro de 2010 e terminou em Abril de 2012, num total de 840 horas. Durante este período tivemos oportunidade de contactar com a realidade da formação profissional e, em particular, da formação a distância desenvolvida no Hospital de Faro. Para tal, participámos em diversas atividades que se iniciaram com a consulta de documentos internos e pesquisa de alguma bibliografia de apoio. De referir também a frequência de ações de formação, reformulação de documentos em uso nas formações, ajuda aos colaboradores do CFIC na aprendizagem da utilização da plataforma, nomeadamente na divulgação dos diferentes cursos e, finalmente, uma tarefa que nos acompanhou desde o início ao fim do estágio, a criação do guia de desenvolvimento de projetos de formação em regime de ensino a distância. O presente relatório foi elaborado de uma forma progressiva, isto é, à medida que íamos superando as tarefas traçadas. Deste modo, tornou-se mais fácil organizar as aprendizagens desenvolvidas no estágio e refletir sobre cada uma delas, ao mesmo tempo que íamos estruturando os conhecimentos teóricos recolhidos.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3090
Designação: Mestrado em Ciências da Formação e da Educação. Educação e Formação de Adultos
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO MESTRADO.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo - Guia de Projetos e-Learning Hfaro.pdf5,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.