Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3103
Título: A análise da oferta de programas para destinos turísticos de neve comercializados em Portugal durante a época 2009/2010
Autor: Santos, Fábio Nuno Crespo dos
Orientador: Almeida, Claudia
Palavras-chave: Turismo desportivo
Desportos de inverno
Destinos de neve
Esqui e snowboard
Sazonalidade
Data de Defesa: 2011
Resumo: A dissertação que aqui se apresenta discute a análise da oferta de programas para destinos de neve comercializados em Portugal por operadores portugueses e estrangeiros na época de 2009/2010. O principal objectivo da investigação empírica foi avaliar a oferta existente, os operadores que mais apostam no turismo desportivo em destinos de neve, destinos em que se especializam, assim como determinar que estâncias vendem na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Japão, os principais mercados receptores de turistas de neve. Os resultados obtidos através da revisão bibliográfica de documentos sobre o turismo desportivo e os desportos de Inverno assim como a realização de entrevistas com os principais operadores especializados em neve, permitiram fazer uma caracterização da oferta para destinos de neve disponível em Portugal, concluindo que os operadores mais especializados neste produto são Marsol, Slidein e Sporski. Os destinos promovidos pelos operadores e procurados pelos turistas são Andorra e Serra Nevada, justificados por factores económicos e proximidade geográfica. Dos elementos diferenciadores entre Andorra e Serra Nevada para os turistas portugueses destacam-se a longínqua distância geográfica de Andorra, embora disponha de uma excelente relação qualidade/preço, enquanto Serra Nevada, apesar de mais próxima apresenta tarifas elevadas. Os factos identificados na investigação indicam que os problemas de sazonalidade das estâncias de esqui preocupam os seus responsáveis. Estes tentam dinamizar os seus destinos nos meses de Verão através do desenvolvimento de outras actividades desportivas e culturais. As conclusões apuradas definem Andorra e Serra Nevada como os destinos mais comercializados e procurados pelos turistas motivados pelos desportos de Inverno.
Descrição: Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3103
Designação: Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado_GOT_2012_Fábio_Nuno_Santos.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.