Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3119
Título: A matemática no ensino e na investigação: o estágio e as F-Tool
Autor: Godinho, Cristina dos Ramos Simão
Orientador: Conceição, Ana
Palavras-chave: Prática de Ensino Supervisionada (PES)
Processo de ensino e de aprendizagem da matemática
Estágio
Software educacional
F-Tool
Sistema de álgebra computacional Mathematica
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho apresenta um relato dos factos que considerei mais relevantes que ocorreram ao longo do ano letivo 2011/2012 relacionados com a Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Algarve. Assim, serão focados aspetos sobre o estágio. Em particular, serão apresentadas as escolas e as turmas onde este ocorreu bem como, relatos de factos relevantes referentes às aulas que assisti e ainda apresentadas planificações completas sobre as aulas lecionadas. As aulas lecionadas também serão acompanhadas de reflexões críticas. Serão igualmente referidos os seminários apresentados na Universidade do Algarve no âmbito da PES. Na formação atual de qualquer professor deve ser tido em conta o uso das tecnologias em sala de aula. Assim, no decorrer da PES iniciei, juntamente com a Dra. Cátia Silva (colega de estágio), o Dr. José Luís Pereira (aluno de doutoramento da UAlg) e a minha orientadora, Doutora Ana Conceição, um projeto inovador na área do ensino, distinguido com o prémio Timberlake1. Idealizámos, criámos e implementámos Software Educacional tendo em vista a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Desta forma, neste relatório, apresento o conceito F-Tool, isto é, ferramentas de ensino visuais, dinâmicas e interativas que permitem explorar de uma forma inovadora alguns dos principais conceitos matemáticos nas áreas de pré-cálculo e cálculo diferencial, nos níveis básico, secundário e universitário. As ferramentas digitais por nós concebidas e desenvolvidas foram implementadas com recurso ao sistema de álgebra computacional Mathematica. Por último, apresento uma reflexão final sobre toda a PES e a experiência na investigação.
Descrição: Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3119
Designação: Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio.pdf4,91 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_01.pdf104,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_02.pdf622,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_03.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_04.pdf226,8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_05.pdf144,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_06.pdf90,2 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_07.pdf83,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_08.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_09.pdf410,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_10.pdf366,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_11.ppt538,5 kBMicrosoft PowerpointVer/Abrir
Anexo_12.pdf221,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_13.pdf91,84 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_14.pdf38,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_15.ppt482,5 kBMicrosoft PowerpointVer/Abrir
Anexo_16.pdf124,42 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_17.ppt663,5 kBMicrosoft PowerpointVer/Abrir
Anexo_18.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_19.pdf949,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo_20.ppt3,47 MBMicrosoft PowerpointVer/Abrir
Anexo_21.ppt2,56 MBMicrosoft PowerpointVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.