Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3140
Título: O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve
Autor: Gonçalves, Teresa
Orientador: Quintas, Helena
Palavras-chave: Estudantes não-tradicionais
Ensino Superior
Processo de Bolonha
Data de Defesa: 2012
Resumo: A introdução do Processo de Bolonha nas universidades portuguesas trouxe mudanças significativas no mundo académico, nomeadamente a maioria das licenciaturas passou de quatro ou cinco anos para apenas três, aumentou a oferta de mestrados e pós-graduações e, mais recentemente, registou-se um boom quanto ao número de inscrições em cursos pós-laborais por parte de alunos “Maiores de 23 anos”, designados, pela literatura da especialidade, de estudantes “não-tradicionais”. Através da utilização de uma metodologia quantitativa e qualitativa pretendemos caracterizar os estudantes maiores de 23 anos da Universidade do Algarve, sob diversos pontos de vista – económico, social, cultural, uma vez que as investigações no âmbito desta matéria são ainda muito escassas em Portugal. Por esta razão tornou-se fundamental caracterizar e traçar um perfil do estudante adulto: conhecer os principais motivos que os levaram a regressar aos estudos e compreender a qualidade dos processos de aprendizagem, a estrutura e o clima organizacional vivido na Universidade do Algarve. Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivos - de ordem pessoal, social e profissional. Os sujeitos da investigação, apesar de identificarem alguns aspetos positivos relativamente ao regime de acesso e ao processo de adaptação e de integração, sublinham alguns obstáculos, como a conciliação entre o trabalho e a família e dificuldades para responderem às exigências académicas dos cursos que frequentam. Os resultados obtidos permitem caracterizar os estudantes M23 da Universidade do Algarve e sugerir um conjunto de recomendações com vista à melhoria da sua situação académica.
Descrição: Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3140
Designação: Mestrado em Educação Social
Aparece nas colecções:UA01-Teses



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.