Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/315
Título: Processos de formação contínua: limitações e eficácia em contextos de 1º ciclo - a vertente da educação especial
Autor: Serafim, José Francisco de Aguiar
Orientador: Santo, José António dos Reis do Espírito
Palavras-chave: Teses
Formação de adultos
Formação de professores
Formação contínua
Ensino especial
Necessidades educativas especiais
Data de Defesa: 2007
Resumo: Tendo em conta a importância da formação para uma acção educativa adequada às crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais, integradas no ensino regular, procurou-se através do presente estudo, averiguar junto de uma amostra constituída por oitenta professores do 1º ciclo: (1) a sua percepção sobre a formação contínua; (2) as limitações sentidas no trabalho com crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais; (3) que tipo de acções de formação foram frequentadas na área das NEE ou em áreas afins; (4) qual o contributo dessas acções para o seu desenvolvimento profissional; (5) como agem perante os alunos portadores de NEE. Possui também este estudo a finalidade de levar os docentes a reflectir sobre os seus conhecimentos e técnicas para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procurou-se questionar todos os docentes do primeiro ciclo, de apoio e titulares de turma, dos agrupamentos de escolas de Amareleja, Barrancos, Moura, Pias, Serpa e Vila Nova de S. Bento, sobre as suas experiências quanto à formação contínua, de uma forma geral, e a formação em educação especial, de maneira mais restrita. O nosso estudo, de carácter exploratório, desenvolveu-se em torno de duas abordagens teóricas: Formação Contínua de Professores e Necessidades Educativas Especiais. Após a análise e interpretação dos resultados pudemos concluir que os inquiridos, apesar de deixarem entender que a Formação Contínua poderá contribuir para uma melhor eficácia do processo educativo promovendo o seu desenvolvimento pessoal e PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA - LIMITAÇÕES E EFICÁCIA EM CONTEXTOS DE 1ºCICLO – A Vertente da Educação Especial. profissional, sentem dificuldades na acção pedagógica com alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais.
Descrição: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/315
Designação: Mestre em Ciências da Educação. Especialização de Educação e Formação de Adultos
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Serafim00-0_Capa.pdf47,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim00-1_1as_Paginas.pdf58,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim00-2_Introducao.pdf34,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim1-1_Formacao_de_Professores.pdf164,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim1-2_Formacao_Inicial.pdf81,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim1-3_Formacao_Continua.pdf144,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim1-4_Formacao_Especializada.pdf33,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim1-5_Educacao_Especial.pdf127,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim2-1_Metodologia.pdf91,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim2-2_Apresentacao.pdf278,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim2-3_Estudo_Psicometrico.pdf62,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim4-Conclusao.pdf36,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim5-Bibliografia.pdf103,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim6-Legislacao_Consultada.pdf17,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-00.pdf4,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-01.pdf40,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-02.pdf41,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-03.pdf108,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-04.pdf10,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-05.pdf14,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-06.pdf15,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-07.pdf12,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-08.pdf12,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-09.pdf19,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-10.pdf18,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-11.pdf18,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-12.pdf12,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
Serafim7-Anexo-13.pdf20,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.