Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3155
Título: A cultura material, a musealização e o turismo: a valorização da experiência turística nos museus nacionais
Autor: Gonçalves, Maria Alexandra
Palavras-chave: Turismo cultural
Gestão
Experiência turística
Museus
Dieta mediterrânica
Data de Defesa: 22-Nov-2013
Resumo: A discussão sobre os museus e o turismo parte da noção que existem novos paradigmas emergentes na sociedade, aos quais o museu não pode permanecer indiferente. Os trabalhos de investigação mais recentes revelam que o turista da pós-modernidade valoriza e procura nos destinos que visita aspectos como: interactividade, autenticidade, experiências multissensoriais e envolvimento emocional nos locais que visita. A pergunta principal é: Estarão os museus e os seus profissionais a ir ao encontro das expectativas e das necessidades destes visitantes? Quais são as determinantes principais da experiência turística nos museus? Mesmo em organizações não-lucrativas, como é o caso dos museus, é necessária a adopção de um pensamento estratégico que contribua para a sua aproximação e resposta a diferentes públicos, mas também a uma cooperação entre os profissionais dos museus e do turismo. As exigências da sociedade pós-moderna têm ditado uma nova forma de estar dos indivíduos. Propõem-se por isso novas orientações para o tempo de lazer que dêem resposta a uma experiência de visita que possa corresponder à realização de quatro funções essenciais: Educação, Entretenimento, Emoção e Experimentação (4 E’s da experiência museológica).
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3155
Aparece nas colecções:ESG1-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL_ARG_30jan 2013 (1).pdf8,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.