Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3371
Título: A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do Algarve
Autor: Galego, Cláudio
Orientador: Valadas, Sandra Teodósio
Palavras-chave: Gestão escolar
Liderança
Ensino particular
Sucesso escolar
Data de Defesa: 2012
Resumo: O tema liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. Quando a este conceito se associa o ensino privado, as opiniões discordantes são ainda mais frequentes. O ensino privado faz parte de um subsistema que tem sobrevivido à margem do ensino público, tendo passado por várias fases ao longo da sua história. Acresce o facto de, muitas vezes, a sua autonomia ser colocada em causa. A investigação que agora apresentamos teve como propósito conhecer as características de um diretor pedagógico de uma instituição do ensino privado, inserida numa cidade na região do Algarve. Na base destacamos o projeto internacional ISSPP, cujo objetivo é o de encontrar diferenças e/ou semelhanças nos líderes de escolas de sucesso. Procuramos, ao longo deste trabalho, colocar em evidência o contexto educativo existente, de forma mais ou menos genérica, nas instituições de ensino privado em Portugal; refletir sobre vários modelos de liderança no contexto organizacional e no contexto educativo e o tipo de liderança considerada eficaz. Trata-se de uma investigação qualitativa em que os dados foram recolhidos através de entrevista e de análise documental. Os resultados obtidos, com recurso também à triangulação, apontam para que na instituição de ensino privado estudada, o diretor pedagógico seja descrito como um líder preocupado com a construção de um clima organizacional de qualidade, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação, à imagem da instituição e à sua missão. Procura proporcionar um ambiente familiar a toda a comunidade educativa e a sua liderança é influenciada pelos resultados obtidos e pela opinião dos encarregados de educação. Estes últimos são influentes em todo o processo educativo, bem como na escolha de projetos ou soluções para as problemáticas com que a instituição se defronta.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3371
Designação: Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Gestão e Administração Educacional
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL-V. FINAL.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.