Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3393
Título: De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
Autor: Martins, César Manuel Rodrigues
Orientador: Fernandes, Susana
Palavras-chave: Ensino - matemática
Ensino básico
Ensino secundário
Expectativas
Práticas educativas
Alunos
Reflexão
Data de Defesa: 2012
Resumo: Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada, iniciada em setembro de 2011. Este relatório pretende dar a conhecer o meu percurso de formação seguido, como também a minha evolução profissional. O ano letivo foi dividido em três períodos. Os dois primeiros períodos corresponderam à prática de ensino, no Ensino Secundário (11.º ano) e no 3.º ciclo do Ensino Básico (9.º ano), respetivamente. Em ambos os períodos foram assistidas as aulas de duas turmas e foram lecionadas, cinco aulas, a uma das turmas de cada ciclo. No terceiro período desenrolou-se o ciclo de seminários. Cada aluno deu dois seminários sobre unidades curriculares não lecionadas, tendo como base uma planificação geral dessas unidades. Primeiramente abordam-se os resultados do estudo PISA 2009. Em seguida fala-se nas expectativas iniciais a este ano letivo. Serão descritas as aulas e o modo de condução das aulas, tendo como base as planificações. Assim como as atividades extracurriculares. O sentido reflexivo estará sempre presente, sendo que serão feitas reflexões finais, à prática de ensino e aos aspetos importantes decorrentes da prática letiva. Serão descritos os seminários, destacando-se os pontos chave que os nortearam. Por fim, nas considerações finais, é feito um balanço final à minha evolução enquanto professor, como também serão descritas as minhas expectativas em relação ao futuro.
Descrição: Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3393
Designação: Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_PES_Cesar.pdf2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.