Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3402
Título: Qual o papel da educadora e de todos os parceiros educativos no apoio educativo a uma criança com trissomia 21
Autor: Horta, Andreia Isabel da Palma
Orientador: Simões, Helena Ralha
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Trissomia 21
Ensino pré-escolar
Inclusão
Envolvimento parental
Educação especial
Data de Defesa: 2012
Resumo: O relatório aqui apresentado tem como objetivo investigar qual a importância da articulação do trabalho da educadora com os vários intervenientes educativos no desenvolvimento de uma criança com trissomia 21. Pretendo ainda com este estudo abordar algumas noções básicas sobre a trissomia 21 e ver qual a interação que existe entre todos os intervenientes educativos e o contributo de cada um no desenvolvimento destas crianças. Foco em especial o tipo de trabalho que é realizado pela educadora na sala de atividades, pois estas crianças têm características muito próprias, devendo, por isso, a sua integração socioeducativa ser realizada o mais adequadamente possível. Segui uma metodologia de observação direta e participativa, assumindo uma natureza qualitativa, que valoriza a ação e a investigação como meios fundamentais de construção de saberes e de procura das respostas às perguntas, que se colocaram sobre a temática, no decurso da minha intervenção, durante a prática de ensino supervisionado.
Descrição: Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3402
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Mestrado Andreia Horta nº37982.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.