Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3451
Título: O conto maravilhoso e o desenvolvimento de um raciocínio ético
Autor: Fonseca, Olga Maria Costa da
Orientador: Reis, Isabel Cristina David Cardigos dos
Branco, António
Palavras-chave: Psicologia infantil
Desenvolvimento
Raciocínio
Escola
Literatura infantil
Valores éticos
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente trabalho reflecte sobre as questões éticas que o conto maravilhoso tradicional vem suscitar, nas suas sucessivas adaptações para crianças. O ponto de partida consistiu num questionário para professoras e professores 1º Ciclo do Ensino Básico. As respostas confirmaram que o conto maravilhoso é usado, a este nível, para inculcar valores. No decurso das entrevistas realizadas junto de crianças dos 3º e 4º anos, verificámos que as versões mais conhecidas são as de Perrault e dos Grimm ou adaptações destas. Os valores veiculados são, pois, os das culturas dos referidos autores – e, consequentemente, anacrónicos relativamente à sociedade actual. As respostas das crianças evidenciaram, ainda, a interiorização de estereótipos. Atendendo à actual heterogeneidade da população do 1º Ciclo das Escolas de Ensino Básico e às crescentes transformações tecnológicas e sociais – que se repercutem nos valores éticos –, elaborámos uma estratégia de reconto, em sala de aula, com recurso aos diálogos vertical e horizontal. A estratégia, testada em salas de aula, provou ser possível, já a este nível, substituir a mera veiculação de valores (que são, muitas vezes, subjectivos) pela implementação e desenvolvimento de um raciocínio ético.
Descrição: Tese de dout., Literatura (Literatura Oral e Tradicional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3451
Designação: Doutoramento em Literatura. Literatura Oral e Tradicional
Aparece nas colecções:UA01-Teses



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