Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3457
Título: A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculo
Autor: Nobre, Sandra
Amado, Nélia
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Pensamento algébrico
sistemas de equações
métodos formais
representações matemáticas
folha de cálculo
Data: Nov-2013
Editora: APM & Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho
Resumo: O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificação de variáveis, tradução de condições e identificação de soluções se mostrou uma abordagem adequada, em especial, para o estudo do método de substituição. No final do estudo, uma das alunas passou a recorrer sistematicamente aos métodos formais enquanto a outra usa com eficácia a folha de cálculo, que prefere em relação aos métodos formais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3457
ISBN: 978-989-8525-24-6
Aparece nas colecções:FCT4-Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculo.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.