Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3518
Título: Contributos da educação pré-escolar para a construção da identidade na criança
Autor: Niquice, Renata João Lança
Orientador: Simões, Helena Ralha
Horta, Maria Helena
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Identidade pessoal
Personalidade
Comportamento
Desenvolvimento
Estratégias
Atividades
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender de que forma a educação pré-escolar pode contribuir para a construção da identidade pessoal na criança. Pretendeu-se, assim, conhecer a relevância e o papel das educadoras no processo de desenvolvimento da personalidade e do comportamento social, bem como as estratégias e atividades promovidas pelas mesmas, por forma a potenciar o desenvolvimento global das crianças. O quadro metodológico insere-se num paradigma qualitativo e de cariz fenomenológico, recorrendo-se à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados utilizado. A fundamentação teórica incide nos contributos de autores de referência como Bowlby, Freud, Loevinger, Erikson, Bandura e Bronfenbrenner. Conclui-se que o papel do educador, a gestão do ambiente educativo e a sua intencionalidade, a par com as estratégias e as atividades desenvolvidas, bem como com os objetivos educativos, afiguram-se como razões para encontrar na educação pré-escolar os contributos necessários para a construção da identidade na criança.
Descrição: Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3518
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(1,2) CAPA e FOLHA DE ROSTO +.pdf133,74 kBAdobe PDFVer/Abrir
(3) FOLHA DE DEDICATÓRIA +.pdf137,2 kBAdobe PDFVer/Abrir
(4) AGRADECIMENTOS +.pdf82,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
(5) RESUMO +.pdf146,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
(6) ÍNDICE GERAL +.pdf159,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
(10) ÍNDICE DE QUADROS +.pdf123,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
(11) ÍNDICE DE ANEXOS, FIGURAS +.pdf145,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
(12) INTRODUÇÃO +.pdf153,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
(15) 1ª PARTE - CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO +.pdf467,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
(29) 2ª PARTE - ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL +.pdf325,55 kBAdobe PDFVer/Abrir
(52) 3ª PARTE - METODOLOGIA +.pdf229,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
(66) 4.ª PARTE - APRESENTAÇÃO E ANÁLISE INTERPRETATIVA DOS D.pdf640,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
(100) 5.ª PARTE - CONSIDERAÇÕES FINAIS +.pdf225,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
(105) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS +.pdf175,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
(111) FOLHA DE ANEXOS +.pdf79,1 kBAdobe PDFVer/Abrir
A-GUIÃO DE ENTREVISTA ÀS EDUCADORAS.pdf233,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
B-EDUC. ANA _ Protocolo da entrevista.pdf114,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
C-EDUC. ANA _ Primeiro tratamento da Entrevista.pdf141,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
D-EDUC. ANA _ Pré-Categorização da entrevista.pdf147,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
E-EDUC. ANA _ Grelha de Categorização da Informação.pdf269,42 kBAdobe PDFVer/Abrir
F-EDUC. MARIA _ Protocolo da entrevista.pdf101,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
G-EDUC. MARIA _ Primeiro tratamento da entrevista.pdf137,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
H-EDUC. MARIA _ Pré-Categorização da Entrevista.pdf87,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
I-EDUC. MARIA _ Grelha de Categorização da Informação.pdf131,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
J-EDUC. MARIA MARTINS _ Protocolo da entrevista.pdf163,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
K-EDUC. MARIA MARTINS _ Primeiro tratamento da entrevista.pdf71 kBAdobe PDFVer/Abrir
L-EDUC. MARIA MARTINS _ Pré-Categorização da entrevista.pdf73,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
M-EDUC. MARIA MARTINS _ Grelha de Categorização da Informaçã.pdf186,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
N-QUADRO COMPARATIVO.pdf150,78 kBAdobe PDFVer/Abrir
O-Grelha de Categorização da Informação I.pdf21,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
P-Grelha de Categorização da Informação II.pdf104,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.