Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/354
Título: Que educação inter/multicultural para o jardim-de-infância?: os livros infantis e os seus efeitos
Autor: Borges, Mónica Gameira
Orientador: Gonçalves, Gabriela Maria Ramos
Palavras-chave: Teses
Educação infantil
Livros infantis
Crianças
Diversidade cultural
Data de Defesa: 2008
Resumo: As reflexões em torno das sociedades «multiculturais», por um lado, e em torno da a educação «inter/multicultural», por outro, têm vindo a tornar-se num verdadeiro imperativo e estão nas agendas das Ciências Sociais em geral e das Ciências da Educação em particular. A reflexão e a investigação em torno do tratamento do inter/multicultural no âmbito da educação pré-escolar não pode, naturalmente, deixar de acompanhar essas preocupações. Uma vez que a educação inter/multicultural constitui uma temática explicitamente contemplada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar emitidas pelo Ministério da Educação, esta investigação procurou, em primeiro lugar, perceber como é que, actualmente, os educadores de infância a desenvolvem nas suas actividades quotidianas com as crianças. Isto é, procurou-se indagar até que ponto a educação inter/multicultural faz parte das práticas educativas realizadas nos nossos jardins de infância e também que tipo de actividades, estratégias e materiais os educadores mais mobilizam para esse efeito. Em segundo lugar esta pesquisa pretendeu, não apenas identificar os materiais pedagógicos – nomeadamente em termos da literatura para a infância – mais utilizados pelos educadores de infância no âmbito da educação inter/multicultural, como avaliar em que medida é que esses mesmos materiais recorrem a imagens estereotipadas acerca da diversidade cultural, étnica ou «racial». Por último, tentou-se compreender a influência da manipulação de livros infantis de teor inter/multicultural mais utilizados nos jardins de infância nas percepções e atitudes das crianças relativamente aos outros povos e culturas e saber se essa influência varia – e em que sentido - com o grau de estereotipização dos livros manipulados.
Descrição: Dissertação mest., Ciências da educação - Educação de infância, Universidade do Algarve, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/354
Designação: Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Educação de Infância
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado Mónica Borges.pdf2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.