Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3562
Título: Brand personality of Portugal for the russian-speaking market
Autor: Chaykina, Taisiya
Orientador: Guerreiro, Manuela
Mendes, Júlio
Palavras-chave: Marketing
Personalidade
Análise de conteúdo
Mercado
Data de Defesa: 2013
Resumo: Nowadays the term "brand" is widely used by marketers and by consumers, initially in the business context and then, especially in the last decade, in the context of tourist destinations. Similarly, the concept of "brand personality" has been studied since the late 90's in a business context, is now being implemented in the case of places, such as tourist destinations. This is a recent approach that lacks research, namely exploratory, aiming at a better understanding of the specifics and contours that covers the "brand personality" term both on theoretical and empirical grounds. Defined as a set of personality traits attributed to a place, the "brand personality" is reflected in the emotional dimension of the image and helps to strengthen the relationship of tourists with destinations. According to some authors it contributes to making a decision to visit a given tourist destination. The research carried out in the scope of this master thesis intends to identify the attributes of "brand personality" of Portugal ascribed to it by the Russian-speaking market. For this purpose a research strategy, which included two phases, has been implemented. Firstly, we proceeded to identification of attributes of the brand personality of Portugal as a tourist destination in the perspective of decision makers through the analysis of the official website of Tourism of Portugal. The main conclusions are illustrated through "word clouds" which allow easy reading and objective results. In the subsequent phase we proceeded to implementation of a survey among 208 "Russian-speaking" individuals who agreed to complete an available "on-line" questionnaire designed for this purpose. It should be noted that this instrument of data collection included an important part with the open-ended questions aiming to spontaneously identify the attributes that the respondents associate with Portugal as a tourist destination. The results indicate that there is a noticeable variation in the characteristics mentioned by actual visitors and potential ones, suggesting the ways that should be taken into consideration in the elaboration of strategies and communication plans of Portugal as a tourist destination for these segments.
Atualmente, o termo "brand" é amplamente utilizado pelos profissionais de marketing e pelos consumidores, primeiramente em contexto empresarial e depois, sobretudo na última década, em contexto de destinos turísticos. Do mesmo modo, o conceito de "brand personality" estudado, desde o final da década de 90 no contexto empresarial, tem vindo a ser atualmente equacionado no caso dos lugares enquanto destinos turísticos. Trata-se de uma abordagem recente que carece de investigação, nomeadamente de caráter exploratório, tendo em vista uma melhor compreensão das especificidades e dos contornos de que se reveste a “brand personality” quer em termos teóricos quer empíricos. Definida como o conjunto dos traços de personalidade atribuído a um lugar, a “brand personality” reflete-se na dimensão emocional da imagem e contribui para reforçar o relacionamento dos turistas com os destinos. De acordo com alguns autores contribui para a tomada de decisão de visita a um dado destino turístico. A investigação levada a cabo no âmbito desta dissertação de mestrado pretende identificar os atributos da “brand personality” de Portugal junto do mercado russófono. Para o efeito foi implementada uma estratégia de investigação que incluiu duas fases. Num primeiro momento procedeu-se à identificação dos atributos da personalidade da marca de Portugal enquanto destino turístico na perspetiva dos decisores através da análise da página Web oficial do Turismo de Portugal. As principais conclusões estão ilustradas através de “nuvens de palavras” as quais permitem uma leitura fácil e objetiva dos resultados. Na fase subsequente procedeu-se à implementação de um inquérito por questionário junto de 208 indivíduos “russian speaking” que se disponibilizaram para preencher um questionário desenhado para o efeito e disponível “on-line”. De salientar que este instrumento de recolha de dados contemplou uma importante componente de perguntas abertas com o propósito de identificar espontaneamente os atributos que os inquiridos associam a Portugal enquanto destino turístico. Os resultados indicam que há uma variação percetível nas características mencionadas por visitantes efetivos e potenciais sugerindo pistas a tomar em consideração na elaboração das estratégias e planos de comunicação de Portugal enquanto destino turístico junto destes segmentos.
Descrição: Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3562
Designação: Mestrado em Marketing
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Thesis_brand_personality_of_Portugal.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.