Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3569
Título: A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na área de conhecimento do mundo
Autor: Franco, Diana Cristina Luís
Orientador: Ludovico, Olga
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente investigação, de natureza qualitativa, tem como objetivo principal compreender o modo como a educadora de infância gere a sua intervenção educativa a partir dos conhecimentos prévios das crianças Como tal, procurámos conhecer o modo de intervenção educativa da educadora cooperante no decorrer da realização de um projeto de ação, na área do conhecimento do mundo, com as crianças, nas suas diferentes fases: observação, planificação, ação, avaliação, comunicação e articulação. Em síntese, a realização deste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada permitiu-nos compreender que a metodologia de trabalho de projeto promove uma participação ativa da criança na construção do seu próprio conhecimento, devendo, para tal, o educador agir com intencionalidade a partir de um conhecimento profundo da criança, numa perspetiva de diferenciação pedagógica. Este estudo permitiu-nos, assim, desenvolver conhecimentos e procedimentos para uma melhor compreensão do processo de ensino e de aprendizagem, tornando-nos mais competentes no desenvolvimento de uma prática educativa de qualidade.
Descrição: Dissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3569
Designação: Mestrado Integrado em Educação Pré-escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATT851842.pdf357,26 kBAdobe PDFVer/Abrir
ATT851843.pdf2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.