Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3626
Título: Mapas concetuais sobre a digestão (2.º Ciclo do Ensino Básico)
Autor: Belindro, Joana Cristina Rocha
Orientador: Monteiro, Rute
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB, com o objetivo de refletir e avaliar o meu percurso formativo e profissional, bem como as situações de aprendizagem, desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. A capacidade de tirar partido de todas as situações vividas na PES, tanto das observações, como das práticas pedagógicas, permitiu a construção da minha identidade profissional, como também o desenvolvimento de um olhar mais critico, capaz de questionar e refletir sobre todo o processo profissional. Deste percurso formativo e profissional surgiu uma problemática de investigação: como conseguem os professores refletir sobre a aprendizagem dos alunos e inferir sobre aspetos relacionados com o ensino, através da elaboração de mapas concetuais realizados pelos alunos, no âmbito de uma unidade didática Digestão e sistema digestivo do Homem? Os mapas concetuais obtidos, antes e após o ensino formal da unidade didática, são interpretados através da análise estrutural de mapas concetuais e posteriormente através da prova de Associação Olmstead-Tukey.
Descrição: Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3626
Designação: Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final da PES.pdf643,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.