Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3672
Título: Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
Autor: Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia
Orientador: Carreira, Teresa Pires
Data de Defesa: 2013
Resumo: Num ambiente organizacional de cariz escolar, em que as políticas e as tomadas de decisão estratégicas acontecem de forma permanente, o Marketing Educacional pode transformar-se numa ferramenta importante de apoio. Assim, o presente trabalho parte duma problemática delineada por uma investigação qualitativa do modelo interpretativo, associado a um conjunto de questões de pesquisa em torno das questões seguintes: Quais as estratégias de marketing nas organizações escolares? Quais as oportunidades desenvolvidas através do marketing que levem a uma maior competitividade e acréscimo de valor? Como pode o marketing influenciar os colaboradores / clientes ao nível da satisfação? É possível contribuir com conhecimento para uma abordagem do marketing ao nível da gestão educacional? Esta investigação indica que o Marketing Educacional, adquire uma importância naquilo que a escola pretende promover e oferecer à comunidade educativa. A escola enquanto organização pode levar as famílias e alunos a optar entre as várias ofertas e condições. A investigação é elaborada com base em entrevistas semidiretivas, respeitando previamente um roteiro. A opção por esta estratégia metodológica, tem a ver com o facto do presente estudo investigar um caso atual, e no seu campo de ação próprio. Esta pesquisa incidiu sobre gestores de várias organizações escolares sendo elas, pública e privada de tipologia: profissional, básico e secundário, sendo esta amostragem por conveniência. O trabalho conclui que a utilização do marketing educacional, não é totalmente desconhecido mas ainda existe alguma resistência por parte das organizações escolares, no entanto começa a ser utilizado como um instrumento de gestão e administração das organizações escolares.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3672
Designação: Mestrado em Ciências da Educação e da Formação
Aparece nas colecções:UA01-Teses



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.