Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3688
Título: Financiamento e empreendedorismo em Cabo Verde: relação e dinâmica
Autor: Monteiro, Maria José Barros
Orientador: Flores, Adão de Jesus Gonçalves
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho aborda o tema empreendedorismo em Cabo Verde e a sua relação com o financiamento. Se por um lado o empreendedorismo é um conceito que tem sido debatido há algum tempo, em Cabo Verde os estudos são recentes o que justifica a escassez de publicações sobre o tema. No entanto, nota-se um crescente interesse pelo fenómeno, considerado o “motor” do desenvolvimento económico de um país. Para algumas economias, como é o caso de Cabo Verde, o empreendedorismo pode ser um verdadeiro desafio. Mas se por um lado é considerado um desafio numa fase inicial, é também necessário vê-lo como uma solução, uma solução para Cabo Verde projetar o seu futuro. No contexto económico em que se vive atualmente, de grande instabilidade económica a nível mundial, é necessário alterar estados de estagnação e recompor a economia. Não obstante Cabo Verde ter-se graduado a país de rendimento médio após um significativo processo de crescimento e desenvolvimento, o país ainda continua fortemente dependente da ajuda externa, pelo que se deve perspetivar um desenvolvimento sustentado, para que o país consiga enfrentar os desafios futuros. Considerando ainda que as pequenas e médias empresas são contributos valiosos no desenvolvimento da economia de um país, o setor privado tem sido desta forma bastante pronunciado nas intenções do governo cabo-verdiano para a promoção da competitividade da sua economia. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi o de identificar a existência de apoios ao empreendedorismo, opções de financiamento e incentivos existentes e identificar as motivações e os constrangimentos dos empresários na criação/desenvolvimento dos seus negócios. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de triangulação de dados, que alia uma abordagem quantitativa a uma abordagem qualitativa, com recurso a análise de documentos, questionários e entrevistas. Os resultados do estudo vieram a confirmar a existência de um conjunto de medidas de promoção ao empreendedorismo; que apesar da deteção de algumas oportunidades de negócios predomina o empreendedorismo por necessidade e, relativamente aos constrangimentos no acesso ao crédito, ainda são muitos os desafios a superar.
Descrição: Dissertação de mest., Finanças Empresariais, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3688
Designação: Mestrado em Finanças Empresariais
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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