Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3709
Título: A acção pública do trabalho de formar no âmbito da iniciativa novas oportunidades: lógicas de acção, sentidos da medida e modos de apropriação localmente produzidos
Autor: Martins, João Eduardo
Palavras-chave: Acção pública
Modos de apropriação
Novas oportunidades
Data: 2013
Resumo: Pretende-se com este artigo estimular a reflexão sociológica em torno dos modos de produção da acção pública na sociedade portuguesa a partir de uma investigação de doutoramento em curso sobre o programa de políticas públicas designado por Iniciativa Novas Oportunidades. São as lógicas de acção levadas a cabo pelos formadores de adultos e pelos técnicos de RVCC 21 e os sentidos que os mesmos atribuem à medida, no momento da sua implementação nos terrenos, aquilo que nos propomos compreender. A produção de sentidos em torno dos modos de produção e de apropriação da acção pública a partir deste analisador não segue assim as clássicas abordagens implementacionistas em que as políticas públicas são apreendidas analiticamente, numa visão a partir de cima centrada no aparelho do Estado, mas segue, pelo contrário, uma abordagem bottom-up, que orienta o seu olhar para a construção colectiva da acção pública. Seguiu-se, do ponto de vista metodológico, uma lógica de investigação qualitativa. A recolha dos dados teve como principal instrumento de suporte as entrevistas semi-estruturadas e a sua produção foi feita a partir da análise estrutural de conteúdos. Ao nível dos resultados da investigação sugere-se que a orientação do Estado, na fabricação da acção pública, se faz numa lógica procedimental e que os modos de produção da acção pública, ao nível da sua implementação, fabricam-se a partir de múltiplos actores que levam a cabo lógicas de acção múltiplas e por vezes de sentido contraditório.
Descrição: Comunicação realizada na FCSH da Universidade Nova de Lisboa no colóquio "Acção Pública e Problemas Sociais em Cidades Intermediárias"
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3709
ISBN: 978-989-20-4086-8
Aparece nas colecções:FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Handle3709.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.