Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3766
Título: Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: realização da tarefa e reflexão da professora
Autor: Veia, Luciano
Brocardo, Joana
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Práticas profissionais
Organização e tratamento de dados
Tarefas
Reflexão
Data: Abr-2014
Editora: Associação de Professores de Matemática (APM)
Citação: Veia, L., Brocardo, J. & Ponte, J. P. (2014). Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: realização da tarefa e reflexão da professora. In Martinho, M. H., Tomás Ferreira, R. A., Boavida, A. & Menezes, L. (Orgs.) (2014). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (229-242). Braga: APM.
Resumo: Esta comunicação procura compreender a forma como uma professora do 1.º ciclo conduz os alunos na realização de uma tarefa de organização e tratamento de dados e a reflexão que realiza. Trata-se de um trabalho no âmbito de um estudo que segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostram que, na exploração da tarefa, a prática de ensino da professora contempla de modo diferenciado as diversas fases do ciclo investigativo estatístico. A professora revela particular atenção à participação dos alunos nas tomadas de decisão sobre os procedimentos a seguir. Na sua reflexão, identifica os principais momentos da aula, valoriza as decisões tomadas e destaca a fase de recolha de dados como o momento mais significativo. In this paper, we analyze how a primary school teacher leads students in doing a task involving data handling, as well as the reflection. The paper is carried in the framework of a larger study that follows an interpretative and qualitative research methodology with a case study design. The results indicate that, in the exploration of the task, the practice of this teacher includes in different ways the phases of a statistical investigation. The teacher showed particular concern with the participation of the students in making decisions about the procedures to follow. During her reflection, she identifies the main moments of the lesson, values the decisions made and highlights the phase of data collection as the most meaningful moment.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3766
ISBN: 978-972-8768-56-0
Versão do Editor: http://www.apm.pt/files/_P14_53436277c25a2.pdf
Aparece nas colecções:ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LVeia_XXV SIEM.pdf2,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.