Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4065
Título: Ensino superior na sala de aula do ensino básico: experiência de formação em matemática
Autor: Guerreiro, António
Veia, Luciano
Palavras-chave: Programa de formação contínua em matemática
Conhecimento profissional
Conhecimento matemático, didático e curricular
Data: Nov-2012
Editora: Universidade do Algarve
Citação: Guerreiro, A. & Veia, L. (2012). Ensino Superior na Sala de Aula do Ensino Básico: Experiência de Formação em Matemática. In Sousa, C. (Org.) (2012). Atas do II Seminário internacional sobre ensino superior na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), (289 – 300). Faro: Universidade do Algarve
Resumo: A melhoria de condições de ensino e aprendizagem da matemática e a valorização dos professores nesta disciplina constitui um desafio para todos os países, para todos os governos e para todas as instituições de ensino superior, particularmente para as instituições de formação de educadores (crianças dos 3 aos 5 anos) e de professores do ensino básico (estudantes dos 6 aos 15 anos) e do ensino secundário (estudantes dos 16 aos 18 anos). Tendo em vista o reforço do conhecimento matemático dos professores dos primeiros anos de escolaridade, o governo português decidiu, em 2005, criar um Programa de Formação Contínua e Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (estudantes dos 6 aos 12 anos), em todo o país, envolvendo dezoito instituições de Ensino Superior com formação destes ciclos de ensino, de entre os quais a Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. Nesta comunicação apresenta-se os princípios, os objetivos e a estrutura do programa de formação contínua em matemática, o envolvimento dos professores a nível nacional e regional nos últimos 5 anos de formação e o trabalho desenvolvido pela equipa de formadores da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve com incidência nos materiais produzidos, nos momentos de formação em grupo de professores e na sala de aula dos alunos dos 6 aos 10 anos (1.º ciclo do ensino básico). Relata-se ainda episódios de formação. De sala de aula e de reflexão, no âmbito do conhecimento matemático, didático e curricular.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4065
ISSN: 978-989-8472-24-3
Versão do Editor: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1929
Aparece nas colecções:ESE4-Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CPLP Gerreiro & Veia.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.