Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4128
Título: Valores sociais, conhecimento e cidadania: contributos do ensino da filosofia no ensino secundário
Autor: Ferreira, Júlia Maria Brito Lourenço Marcos Viçoso
Orientador: Carreira, Teresa Pires
Palavras-chave: Sociologia da educação
Valores sociais
Educação
Cidadania
Conhecimento
Experiências
Filosofia
Data de Defesa: 2012
Resumo: A educação para a cidadania, para os valores sociais e para o conhecimento, sendo fulcral numa sociedade cada vez mais globalizada e massificada, torna-se também cada vez mais crítica, exigente e multifacetada. O objetivo central desta tese é averiguar em que medida a disciplina de Filosofia no Ensino Secundário, através das estratégias seguidas pelos professores e das diretrizes enunciadas pelo Programa, pode contribuir para melhor e mais efetiva formação dos alunos ao nível dos valores sociais, da educação para a cidadania e para o conhecimento. Pretende-se salientar a centralidade e a preponderância da Filosofia como disciplina da formação geral dos indivíduos, dela partindo referências, conceitos e competências que se interligam com outras áreas temáticas e complementam a educação e a formação dos discentes. Esta investigação enquadra-se no âmbito das Ciências da Educação e do questionamento e análise das teorias da Sociologia da Educação, na compreensão e interação dos atores que interferem no processo educativo para melhor compreender a abrangência da sua ação. Na vertente empírica desta investigação desenvolvem-se dois Estudos fundamentais: um sobre os Manuais escolares e o outro sobre entrevistas a professores e a alunos. Desta investigação retiram-se contributos sobre a lógica e as estratégias dos atores envolvidos no processo educativo dando ênfase e importância ao currículo desta disciplina, às representações dos professores e dos alunos e às suas ações.
Descrição: Tese de dout., Ciências da Educação (Sociologia da Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4128
Designação: Doutoramento em Ciências da Educação. Especialização de Sociologia da Educação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseCompleta.pdf9,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.