Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4323
Título: A localização e a dinâmica de inovação nas pequenas e médias empresas: o caso de Portugal
Autor: Noronha, Teresa de
Fernandes, Silvia Brito
Palavras-chave: Meio inovador
Pequenas e médias empresas
Clusters de inovação
Desenvolvimento regional
Sistemas regionais de inovação
Data: 2004
Editora: Faculty of Economics, University of Algarve
Citação: Vaz, M. T. N.; Fernandes, S. "A localização e a dinâmica de inovação nas pequenas e médias empresas: o caso de Portugal", In Estudos I, 249-272, Faro, Portugal: Faculty of Economics, University of Algarve, 2004.
Resumo: A globalização tem estimulado novas relações espaciais e temporais que ganham uma dimensão crescente com o contributo das tecnologias de informação e comunicação. Estas transformações globais, por sua vez, repercutem-se nos sistemas locais de produção requerendo destes maiores níveis de competitividade. É fundamental aqui o papel das pequenas e médias empresas pela sua flexibilidade e integração no meio local. Trata-se de um factor decisivo na propensão para instituir sistemas regionais de inovação que, utilizando as complementaridades locais, contribuem para o desenvolvimento das regiões. Em Portugal, as assimetrias regionais têm a ver, entre outros aspectos, com as variações de produtividade dos vários sectores. O presente trabalho procura analisar como tais variações se relacionam com a performance inovadora das pequenas e médias empresas. Assim, são comparados subsectores do comércio/serviços com a indústria, entre os mais dinâmicos, usando indicadores de produtividade regional a fim de relacionar o grau de inovação das suas pequenas e médias empresas com a dinâmica sectorial do contexto regional em que actuam. Derivam-se clusters compostos por empresas com determinados comportamentos inovadores, definidos por modelos distintos que variam com as características de localização regional das suas empresas. Tais modelos permitem assim quantificar as interacções dinâmicas entre as pequenas e médias empresas e o seu meio local envolvente, podendo definir-se com objectividade as determinantes locais da inovação nestas empresas.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4323
Aparece nas colecções:FEC2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A localização e a dinâmica de inovação nas pequenas e médias empresas. O caso de Portugal.pdf299,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.