Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4536
Título: Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de matemática
Autor: Ribeiro, Carlos Miguel
Carrillo, José
Monteiro, Rute
Palavras-chave: Modelo de ensino
Cognições
Prática lectiva
Matemática
Data: 2011
Editora: Universidade do Minho
Resumo: A prática dos professores pode ser encarada sob distintas perspectivas, sendo uma delas a cognitiva. Apresentamos um modelo que, partindo da prática dos professores, nos permite analisar que cognições se encontram em jogo enquanto estes se encontram imersos na sua prática e também de que forma essas cognições se relacionam e qual o seu papel no processo de ensino. A elaboração de um tal modelo permite-nos simplificar algo tão complexo como o é o processo de ensino. Neste artigo apresentamos o processo de construção do tal modelo, numa aula do 4.º ano do primeiro ciclo em que a professora efectua uma revisão dialogada das diferenças entre quadrados e rectângulos relativamente à medida e nome dos lados. Do modelo ressaltam as cognições evidenciadas pela professora bem como as relações entre estas e as acções que executa. Terminamos apresentando possíveis implicações do uso deste modelo na formação inicial e contínua de professores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4536
Aparece nas colecções:ESE2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011 - RPE_versão revista.pdf5,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.