Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4596
Título: A análise input-output na avaliação do impacto económico das universidades: o caso da Universidade do Algarve
Autor: Silva, João Albino
Santos, Sérgio Pereira dos
Palavras-chave: Impacto económico
Análise input-output
Ensino superior
Data: 2014
Editora: Edições Sílabo
Resumo: O papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento económico das regiões onde se localizam é amplamente reconhecido e a sua quantificação tem sido objeto de análise de vários estudos ao longo das últimas três décadas. Não obstante o interesse suscitado, não existe uma metodologia universalmente aceite para a realização de estudos nesta área de investigação. Constitui objetivo principal do presente capítulo contribuir para a reflexão sobre este tema através da discussão de alguns dos aspetos metodológicos fundamentais subjacentes ao uso da análise input-output na avaliação do impacto económico das instituições de ensino superior. Esta discussão será aprofundada através da análise de um caso de estudo visando utilizar a metodologia selecionada na quantificação do impacto económico da Universidade do Algarve na economia regional e retoma um artigo publicado nas Atas do XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional que teve lugar em Faro em Setembro de 2005. Tendo por base a análise input-output foi estimado que em 2003/04 o impacto económico direto da Universidade do Algarve na economia regional, nomeadamente resultante da aplicação das dotações orçamentais da Universidade e das despesas da sua comunidade académica no desenvolvimento económico da região, excedeu os 75 milhões de Euros. Este impacto direto resultou num impacto económico total na ordem dos 100 milhões de Euros, e consequentemente, num efeito multiplicador de 1,34. Relativamente ao emprego, estimou-se que cerca de 2370 postos de trabalho na região estivessem dependentes da Universidade do Algarve, incluindo os cerca de 1360 funcionários diretamente empregues por esta universidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4596
ISBN: 978-972-618-741-7
Aparece nas colecções:FEC3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)



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