Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4675
Título: Melhoria nos processos de negócio para gestão da manutenção na organização Ana, SA Aeroportos de Portugal: Procedimento de gestão da manutenção
Autor: Abreu, João
Orientador: Fernandes, Silvia Brito
Martins, Paula Ventura
Palavras-chave: Melhoria de processos
Gestão da mudança
ITIL
Sistema de gestão de manutenção
Data de Defesa: 2012
Resumo: Com a implementação de um sistema de gestão de manutenção numa ótica corporativa na Organização ANA,SA Aeroportos de Portugal, aliada a diversas parametrizações relacionadas com os principais processos de negócio em vigor, surgiu de forma natural, um conjunto de oportunidades de melhoria aos processos de negócio através da investigação e desenvolvimento de métricas que permitissem obter análises, que até então eram abordadas sem a mesma profundidade e sem acesso ao mesmo repositório e modelo de dados. Foi nesta base, que a idealização do procedimento de gestão da manutenção, enquadrado no framework para a gestão da manutenção em vigor na Organização, transitou rapidamente para a realidade. O desenvolvimento do procedimento passou pela identificação dos problemas, definição de metas e objetivos a atingir, investigação bibliográfica na área de conhecimento da manutenção e boas práticas na gestão de serviços com incidência no ITIL, estudo da normas de manutenção existentes com a relação de conceitos e métodos de cálculo de ICD, apresentação dos processos de negócio em produção na Organização, desenvolvimento do procedimento de gestão da manutenção com as metodologias usadas e respetiva análise de resultados, e por fim as principais conclusões do trabalho efetuado, com apresentação das limitações encontradas, possíveis desenvolvimentos futuros e que implicações o novo modelo de negócio tem na Organização. Uma das principais contribuições do presente trabalho está no facto de terem surgido um conjunto de ações de melhoria e/ou correção aos processos de negócio existentes, que poderão trazer vantagens técnicas, organizacionais e económicas para a gestão da manutenção da Organização em causa.
Descrição: Dissertação de mest., Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4675
Aparece nas colecções:FEC1-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese João_Abreu.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.